Home » Linguagens de Programação Para Crianças: Benefícios e Plataformas de Programação

Linguagens de Programação Para Crianças: Benefícios e Plataformas de Programação

by Nilceia Fraissat
0 comment
linguagens-de-programacao-para-criancas

Sim, existem linguagens de programação para crianças e programas para ensinar os pequenos a ingressar neste universo cada vez mais promissor. Dicas completas neste artigo!

Se você é pai ou mãe como eu, deve ficar apreensiva, para não dizer ansiosa, quanto ao futuro do seu filho. Estou certa? Queremos que eles tenham uma boa profissão, que tenham um futuro próspero e de grande sucesso. 

É claro que não dá para escolher a profissão por eles, mas com certeza, inserir o seu filho no universo da tecnologia pode ajudá-lo independente do ramo de atuação que queira seguir. 

A tecnologia da informação está presente em várias áreas de atuação como por exemplo, na medicina, engenharia, entre outras. Se ele gostar deste ramo de atuação, pode sim, mergulhar de cabeça nesta área, que é uma das áreas que mais crescem no mercado. Leia este artigo e confira quais são as melhores linguagens de programação para crianças.

Entenda o que são linguagens de programação

As linguagens de programação estão presentes em cada site, em cada programa de computador em cada aplicativo que você acessa. Trata-se de um conjunto de códigos, símbolos e declarações escritas por um programador.

De uma forma mais objetiva as linguagens de programação são sistemas de comunicação estruturados que permitem o entendimento entre um programador e a máquina. 

Linguagens de programação: benefícios do aprendizado para crianças

Pais e mães, ao seu modo, sempre buscam formas de estimular o desenvolvimento dos seus filhos. Essa é uma busca constante. Queremos que eles sejam o melhor que podem ser. Diante disso, nos temos na tecnologia e nas linguagens de programação para crianças, grandes aliados. 

Esse tipo de atividade tem a capacidade de estimular o raciocínio lógico, a criatividade, ensina a lidar com frustrações e a resolver problemas por meio da tecnologia. Além disso, tem a capacidade de auxiliar a criança a organizar melhor os pensamentos.

Leia também: Computação em Nuvem: Importância para Empresas e Mercado de Trabalho

Aprender Linguagens: dicas para incentivar a criança

programação infantil hoje

As crianças têm a característica de perderem o interesse muito rapidamente pelas atividades propostas pelos pais. Isso porque elas querem aproveitar sua enorme energia explorando o máximo de coisas possível. Então, é preciso pensar em estratégias para despertar o interesse e manter o foco dos pequenos na aprendizagem de Linguagens de Programação para crianças. 

Há algumas táticas que você pode utilizar nesse processo de incentivo ao seu filho. Elas auxiliam e facilitam essa missão. Veja as principais dicas para motivar a criança a aprender as Linguagens de Programação para crianças!

Comece devagar e não sobrecarregue a criança

A melhor forma de incentivar o seu filho a persistir no aprendizado das Linguagens de Programação é não sobrecarregá-lo. Comece mostrando o que torna esse estudo tão legal e interessante, sem pressionar ou acelerar o processo. Inicie devagar e vá, gradualmente, intensificando a aprendizagem. 

Deixe a criança participar da escolha

Quando for escolher as plataformas e os aplicativos que serão utilizados para que a criança aprenda as Linguagens de Programação, deixe que ela participe da escolha. Isso faz com que ela se sinta incluída no processo e se sinta mais interessada em aprender, principalmente porque os aplicativos são atrativos e lúdicos! 

Motive a criança para que ele não desista

As crianças precisam de motivação para não desistirem das atividades propostas a elas. Celebre cada passo e evolução do seu filho, dê os parabéns, diga que está orgulhoso e mostre o quanto ele é inteligente. Isso faz com que o pequeno perceba a importância da sua ação de aprender Linguagens de Programação. 

Se possível, motive a criança colocando metas e recompensas. Assim, ela se sente ainda mais interessada, já que, com certeza, vai querer ganhar o prêmio, mesmo que seja algo bem simples.

Mostre que a programação está por todos os lados

Enquanto estiver apresentando a programação ao seu filho, explique o porquê ela é tão importante na atualidade. Mostre como essa ferramenta faz parte de inúmeras coisas que ele nem imagina, como em jogos de videogame e de celular.

Ao revelar que a programação está presente em itens que são do interesse da criança, ela se sentirá mais motivada a aprender a utilizá-la. Desse modo, sempre reforce a ideia de que o pequeno poderá conhecer, por meio das Linguagens de Programação, o modo de criação de inúmeras tecnologias que estão no seu cotidiano. 

Confira: Pesquisadores da USP investigam como a privação de sono afeta a saúde das crianças

Conheça as melhores Linguagens de Programação para Crianças

curso de programacao infantil online

Antes mesmo de escolher um curso de capacitação em desenvolvimento para seu filho, conheça as linguagens de programação para crianças mais utilizadas e o seu potencial de mercado. Desta forma, você poderá escolher uma instituição de ensino em TI que trabalhe linguagens com grande demanda. Confira!

1. Python

Lançado no início da década de 90, o Python é uma linguagem ideal  para crianças, isso porque trata-se de uma linguagem simplificada  e próxima da linguagem humana. 

Essa linguagem é utilizada em diversas aplicações como ciência de dados, desktop, servidores e web. Exemplo de um código em Python:

nome = input(‘Qual é o seu nome?’)

print (‘Olá, %s.’ % nome)

2. Ruby

Também desenvolvido na década de 90, o Ruby é uma linguagem de programação muito funcional e simples. Trata-se de uma linguagem amigável que permite criar aplicativos para serviços. 

Assim como na maioria das linguagens de programação, o inglês é seu idioma principal. Assim sendo, é aconselhável que você também coloque seu filho em um curso de inglês.  Exemplo de um código em Ruby:

Linguagens de Programacao Ruby

3. Java

Muito utilizado para codificar aplicações Web, o Java é a escolha mais popular entre os desenvolvedores e exatamente por isso, é essencial que o seu filho aprenda para ter uma boa entrada no mercado. Atualmente existem milhões de aplicações Java sendo utilizadas e isso se deve ao fato de ser uma linguagem rápida, segura e confiável.

É possível reconhecer essa linguagem em aplicações móveis e software empresarial até aplicações de big data e tecnologias do servidor. Exemplo de um código em Java:

Linguagens de Programacao Java
Fonte: www.dsc.ufcg.edu.br/

4. C++

Criada por Bjarne Stroustrup em 1980, o C++ é uma das linguagens de programação mais utilizadas em todo o mundo. Exatamente por isso, também é essencial que seu filho tenha pleno domínio desta linguagem.

Em uma linguagem bem escrita, o C++ é rápido e eficiente, sendo bem mais flexível que outras linguagens. Essa linguagem de programação permite criar quase qualquer tipo de programa como aplicativos de jogos, drivers de dispositivo, HPC entre outros. Estrutura básica de um programa em C++:

Programacao C ++

Você viu? Business Intelligence: Importância, Mercado de Trabalho e Tendências para 2023

As melhores plataformas de programação para crianças

aula de programação infantil gratis

Piaget (1971), afirma que o desenvolvimento da criança ocorre de uma forma lúdica, ou seja ela precisa brincar para crescer, pois, é por meio do universo lúdico que a criança se satisfaz, realiza seus desejos e explora o mundo ao seu redor. Podemos afirmar que com o aprendizado de linguagens de programação para crianças não é diferente. 

Empresas especializadas encontraram formas de ensinar programação de um jeito leve e interativo. Confira abaixo as melhores plataformas neste segmento:

Scratch 

O Scratch é simplesmente a maior comunidade de codificação do mundo para crianças. A comunidade utiliza uma interface visual simples que permite aos jovens criar histórias, jogos e animações digitais. 

O Scratch promove o pensamento computacional e as habilidades de resolução de problemas de uma forma criativa.  Além disso, a plataforma é gratuita e está disponível em mais de 70 idiomas.

Blocky

Já o Blockly Games é uma série de jogos educativos capazes de ensinar programação. O bom é que essa plataforma é projetada para crianças que não tiveram experiência anterior em programação de computadores. 

Ao final desses jogos, a pessoa está pronta para usar linguagens convencionais baseadas em texto. Também disponível em diversas línguas. Acredite, a criançada adora e é super intuitivo.

Twine

O Twine ajuda a criança a criar uma história simples sem precisar de nenhum código. No entanto, é possível ampliar as histórias com variáveis, lógica condicional, imagens, CSS e JavaScript e tudo isso, quando sua criança estiver pronta.

Outra vantagem é que o Twine publica diretamente em HTML permitindo que você poste o trabalho em praticamente qualquer lugar.

Swift Playgrounds

O Swift é uma poderosa linguagem de programação criada pela Apple. Trata-se de um aplicativo revolucionário para iPad e Mac, utilizado por profissionais para criar os aplicativos mais populares da atualidade.

E o melhor, o Swift Playgrounds não requer conhecimento de codificação, por isso é perfeito para crianças, jovens e adultos que estão começando.

Alice

Com uma dimensão completamente lúdica e educacional, a plataforma de programação Alice é muito boa para crianças e jovens. Ela tem tutoriais, é focada na criação de animações e disponibiliza modelos prontos, o que facilita, ainda mais, a utilização. 

Sua interface é acessível, mas, caso o seu filho seja um pouco menor, ele pode ter dificuldades em manuseá-la. Para que isso não aconteça, você pode auxiliá-lo nesse processo de aprendizagem do mundo da programação na plataforma Alice!

Entenda a Importância da programação na educação infantil

Importância da programação na educação infantil

No mundo atual, é difícil fugir dos avanços tecnológicos. Até mesmo as crianças já estão crescendo conectadas ao mundo digital. É aí que a programação na educação infantil aparece como uma maneira de tornar a tecnologia uma grande aliada para os pais e para os pequenos. 

O mercado de trabalho está se direcionando, cada vez mais, para as áreas tecnológicas. Saber o básico de informática deixou de ser o suficiente para conseguir diversas vagas de emprego. A programação já está sendo exigida nos currículos das grandes empresas e tem se mostrado uma tendência. Por isso, as crianças que começam a ter contato com a programação desde a infância estarão à frente no futuro profissional. 

Além disso, como já mencionei anteriormente, os benefícios não são apenas a longo prazo. O ato de programar prepara a criança para uma série de adversidades. Isso porque a programação tem momentos frustrantes e difíceis, então a criança desenvolverá sua resiliência, suas habilidades técnicas, sua organização, suas estratégias para solucionar problemas e seu emocional como um todo. 

Ensinar as linguagens de programação para crianças e tudo que está relacionado à prática de programar é, também, uma forma de exercitar e aprimorar seus processos cognitivos. O raciocínio lógico, a criatividade, o pensamento e a concentração são colocados à prova e aperfeiçoados durante os momentos de programação. 

Em resumo, a programação prepara as crianças para os desafios da vida e para o mercado de trabalho. Suas vantagens pessoais e profissionais deixam claro a sua importância para os pequeninos! 

Saiba como a programação pode ajudar no aprendizado

Como mostrado acima, a programação e o contato com as linguagens de programação para crianças têm grande capacidade de desenvolver os processos cognitivos delas. Um deles é o aprendizado, que é fortemente beneficiado por essa atividade. 

Durante o processo de aprendizagem, a criança precisa fazer cálculos, prestar atenção nas explicações dos professores, focar nas atividades a serem feitas, organizar seus pensamentos e analisar situações. E a programação ajuda em tudo isso! 

Na programação, os pequenos precisam seguir comandos, raciocinar e encontrar as melhores ações a serem executadas, realizar diversos cálculos e muito mais. Essas atividades melhoram, e muito, a aprendizagem da criança, não apenas na programação em si, mas também em conteúdos escolares. 

Assim, quando ensinada de maneira correta, a programação pode ser um excelente recurso didático para o ambiente educacional. Isso comprova que seus filhos terão grandes avanços escolares e pessoais quando começarem a programar. 

Programação para crianças: Dicas de apps, livro e projetos

Quer ensinar as linguagens de programação para crianças, mas não sabe por onde começar? Aqui estão algumas dicas de aplicativos, livros e projetos que vão te ajudar nessa introdução à programação!

Projeto Programaê

Programação para crianças Dicas de projetos

Desenvolvido pela Fundação Telefônica Vivo, em parceria com a Fundação Lemann, o Programaê é um projeto que tem o objetivo de cooperar com o aprendizado e a divulgação da programação e do “mundo digital” entre educadores e estudantes. Ele torna a programação e suas experiências mais acessíveis a esse público alvo. 

O Programaê disponibiliza, gratuitamente, conteúdos e atividades relativas ao pensamento computacional, à robótica, à programação e a outras questões digitais. É uma boa maneira de iniciar o estudo das linguagens de programação para crianças e, até, para as outras faixas etárias.   

Projeto Micro:bit

O Micro:bit é um projeto muito completo. Ele é perfeito para iniciantes, já que possui guias e vídeos que introduzem os assuntos de programação. Sua diagramação é direcionada a estudantes e professores. Inclusive, o Micro:bit fornece direcionamentos aos professores que desejam dar aulas para o ensino fundamental, mostrando quais conteúdos devem ser ensinados para cada faixa etária. 

Também, a plataforma dá um auxílio para aqueles que não sabem quais ferramentas de programação precisam ser usadas, ajudando a escolher as certas para cada pessoa. O Micro:bit é muito eficiente e, com certeza, te ampará nos estudos sobre as linguagens de programação para crianças. 

Grasshopper 

O Grasshopper é um aplicativo idealizado para iniciantes no universo da programação. Ele mostra aos usuários que aprender a programar expande o networking, abre portas para novas profissões, gera oportunidades e desenvolve novas habilidades. Apenas com isso, ele já motiva as pessoas a entrarem nesse mundo!

O aplicativo é extremamente interativo e divertido, com lições legais e rápidas, fazendo com que você passe por vários níveis e diferentes desafios. Sem dúvidas, é uma das maneiras mais prazerosas de aprender a programar. 

Code Spark Academy

O codeSpark Academy é um aplicativo voltado para o ensino de codificação para crianças de 5 a 10 anos. Ele ensina, de forma interativa, lúdica e bem divertida, as habilidades básicas de programação. O aplicativo conta com diversos jogos elaborados para o ensino das linguagens de programação para crianças. 

Code Karts

Por que Python e tão usado

Com um design de pista de corrida, o Code Karts é um aplicativo que introduz a pré- programação para crianças a partir de 4 anos, por meio de quebra-cabeças lógicos. Assim, enquanto a criança joga e se diverte, aprende as habilidades básicas da programação.   

Livro: Olá, Ruby, de Linda Liukas

Para as crianças que gostam de ler, “Olá, Ruby”, da autora infantil Linda Liukas, é uma excelente opção quando se trata de programação. A criança aprende conceitos básicos da linguagem de programação computacional enquanto se entretém em uma aventura literária!

Seu filho vai gostar: Programação Em Blocos: Uma Tecnologia que Atrai Crianças e Jovens

Saiba quanto tempo leva para aprender a programar em Python

Python é uma linguagem de programação que foi desenvolvida especialmente para ser fácil de aprender. Então, comparada às outras linguagens mais conhecidas, como o Java, o Python tende a ser ideal para iniciantes. 

Por isso, se você quer começar a programar do zero, o Python é uma das melhores alternativas. Normalmente, as pessoas que entram no mundo da programação pelo Python aprendem a usar essa linguagem em 2 a 6 meses. Nesse período, já é possível aprender os princípios básicos da programação. 

Saiba qual é a linguagem de programação mais fácil

No geral, os iniciantes não começam a programar sabendo as particularidades de cada uma das linguagens. Por isso, é comum iniciarem pelas mais fáceis de serem compreendidas, sem se preocupar muito com suas características. Como o conceito de “mais fácil” não é um consenso, aqui estão algumas das linguagens que costumam ser consideradas mais tranquilas para aprender:

  • Python;
  • Java;
  • JavaScript;
  • Go;
  • Ruby ;
  • PHP;
  • C e C++.

Dicas de cursos de programação infantil online

A programação é uma ferramenta complexa e que costuma gerar complicações durante a aprendizagem. No caso das crianças, isso se torna mais visível e acentuado, deixando o ensino e o aprendizado mais cansativo, estressante e difícil.

Se você não possui o conhecimento ou, até mesmo, a paciência necessária para ensinar o seu pequeno a programar e a utilizar as Linguagens de Programação para crianças, fique tranquilo. Aqui estão recomendações de cursos de programação infantil online:

Code.Org 

Quais são as 3 linguagens de programação com mais destaque no Brasil

Destinado à ampliação do acesso à ciência da computação em escolas, visando a inserção de jovens, mulheres e minorias no setor da programação, o Code.Org é uma instituição sem fins lucrativos que disponibiliza vários cursos. A equipe produz conteúdos, treina professores, faz parcerias educacionais e, com tudo isso, expande o ensino dessa ciência tão importante para a contemporaneidade. 

Você pode escolher o curso que mais se encaixa ao perfil da sua criança, tanto em relação à faixa etária quanto aos interesses pessoais dela. 

CodaKid

Outra opção de curso on-line para o seu filho é a CodaKid Ela investe na rapidez do aprendizado das habilidades do século XXI para crianças. Os cursos disponibilizados pela CodaKid são individualizados e possuem uma vasta diversidade. A plataforma também oferece aulas particulares, o que é excelente para os pequenos que têm mais dificuldades com a programação. 

Create & Learn 

A Create & Learn é uma plataforma que proporciona aulas virtuais ao vivo para as crianças. Isso é ótimo, porque funciona como mais uma maneira de prender a atenção do pequeno. As turmas têm, no máximo, 5 alunos, para que cada um deles tenha o auxílio necessário do professor. 

É possível enviar trabalhos, tirar dúvidas e interagir enquanto estuda, o que deixa a aprendizagem das Linguagens de Programação para crianças muito mais divertida e dinâmica. Por lá, você consegue, inclusive, iniciar com aulas gratuitas, servindo como teste para ver se o método é funcional para o seu filho. 

Leia mais: Conheça o ChatGPT: O que é, Polêmicas, Como Acessar e Métodos

Bee-Bot

O Bee-Bot é um aplicativo com viés pedagógico. Ele ensina princípios das Linguagens de Programação para crianças enquanto executa deslocamentos. Além de computação, o aplicativo também é uma ótima introdução à robótica, já que o Bee-Bot é um robô em formato de abelha, desenvolvendo o contato da criança com esse tipo de tecnologia. 

Com essa ferramenta, o seu filho vai melhorar habilidades relativas ao raciocínio lógico e direcional e vai aprender sequências básicas de programação. Tudo isso de forma online, sem ter que sair do conforto de casa! 

Bit Degree

scratch programação infantil

O Bit Degree é uma plataforma online com cursos de programação de alta qualidade. Ela disponibiliza diversos cursos, então há bastante opções para você, basta escolher aquele que utiliza as melhores Linguagens de Programação para crianças e que atenda às necessidades do seu pequeno.  

Com o apoio das aulas da plataforma, o ensino fica mais dinâmico e menos cansativo para o seu filho. Isso também ajuda na motivação para a aprendizagem da programação. 

You may also like

Leave a Comment

logomi

Somos o melhor e mais completo site de notícias em ciências, Inovação e Tecnologia do Brasil. Contamos com a parceria de Centros de Inovação, Universidades e Incubadoras que compartilham com a nossa equipe as últimas novidades do universo tecnológico. Mundo Inovação, informação com credibilidade!

ARTIGOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

2013 – Todos os direitos reservados à Nilcéia Fraissat – Projetado e Desenvolvido por Jean Fraissat