Home » Tecnologia e Meio Ambiente: Impactos, Importância e Pontos Positivos

Tecnologia e Meio Ambiente: Impactos, Importância e Pontos Positivos

by Nilceia Fraissat
2 comments
Tecnologia e meio ambiente

Tecnologia e Meio Ambiente: uma relação que precisa ser harmônica para que haja o desenvolvimento e o avanço tecnológico mundial.

No mundo contemporâneo, a tecnologia está imersa em nosso cotidiano, até mesmo nas simples tarefas do dia a dia. Máquinas e equipamentos facilitam atividades que antes eram muito mais trabalhosas. Mas, será que tudo relacionado ao progresso tecnológico é benéfico? E os impactos ao meio ambiente, como solucioná-los? 

Descubra, nesse artigo, a importância da relação entre tecnologia e meio ambiente e os pontos positivos dessa interação! 

Entenda a importância da tecnologia no meio ambiente

Não dá para voltar no tempo em que a maior parte das tecnologias não existiam. Elas já se tornaram essenciais e parte do ser humano atual. Porém, para que isso funcione de forma conjunta à preservação ambiental, é necessário utilizá-las em prol da natureza. 

Com pesquisa, investimento e profissionais qualificados, não é impossível fazer da tecnologia uma aliada do ambiente. As chamadas tecnologias ambientais tentam desenvolver maneiras de solucionar os impactos do avanço tecnológico. Amenizar as emissões de poluentes, reduzir o consumo de energia e recursos esgotáveis, resolver a problemática do descarte de lixos… Tudo isso e muito mais tem sido explorado pela indústria tecnológica e científica. 

Portanto, a tecnologia no meio ambiente é importante tanto para o desenvolvimento humano quanto para a permanência da natureza. Assim, os dois caminharão juntos e coexistindo, com mais pontos positivos que negativos. 

Você viu? Inteligência Artificial na Medicina: Inovação Permite Prever Diabetes Inicial Em 12 horas

Tecnologia e meio ambiente: pontos positivos e negativos

tecnologia e meio ambiente pontos positivos e negativos

Como nem tudo são flores, a relação entre tecnologia e meio ambiente também possui benefícios e malefícios. Em alguns momentos, uma pode ajudar a outra a se desenvolver; em outros, uma pode prejudicar o progresso da outra. 

Por um lado, com o uso da tecnologia, o meio ambiente pode ser muito beneficiado. Descobrir novas espécies e entender quais são os nichos ecológicos delas, usar equipamentos de localização (como o GPS) para cessar incêndios e identificar criminosos ambientais, e divulgar a importância da sustentabilidade para a sociedade geral são exemplos de medidas positivas possíveis com a utilização da tecnologia e do mundo digital. 

Por outro lado, a tecnologia pode ser catastrófica para a vida ambiental. A ganância e a vontade de inovar faz com que muitas empresas menosprezem a natureza e coloquem seus desejos próprios à frente dela. Desmatamento, lançamento de gases poluentes e efluentes, exploração de recursos naturais, contaminação do ar e da água, prejuízos à fauna e flora, erosão do solo e vários outros impactos infelizmente acabam sendo consequências do desenvolvimento tecnológico. 

Fica claro que os desenvolvedores de novas tecnologias devem repensar no modo como fazem tais inovações, para que sejam sustentáveis a curto e a longo prazo. 

Entenda a relação entre a tecnologia e o meio ambiente

Acredito que as informações acima já mostraram bastante sobre a relação entre tecnologia e meio ambiente, certo? Mas, por que essas duas áreas tão diferentes são correlacionadas com tanta frequência?

A resposta para isso é simples: sem meio ambiente, não há tecnologia que seja capaz de manter a qualidade de vida no planeta Terra. Precisamos de água, comida, espécies distintas da nossa, ar puro, árvores e todas as outras coisas fornecidas pela natureza. Sem isso, não adianta investir em tecnologia. 

O avanço tecnológico depende da sobrevivência ambiental, por isso sua preservação é tão importante e deve ser prioridade de todos. 

Grande evento: O Smart City Expo Curitiba, Evento de Cidades Inteligentes, Está com Inscrições Abertas

Tecnologias que ajudam a preservar o meio ambiente

Até aqui já deu para entender que a relação harmônica entre tecnologia e meio ambiente é a base para um desenvolvimento funcional e longevo. Ficou curioso para saber como fazer isso? Veja alguns exemplos de tecnologias que ajudam na preservação do meio ambiente! 

Autodestruição eletrônica

Já se perguntou para onde vai seu smartphone, seu computador e todos os outros aparelhos eletrônicos que são descartados? Pois bem, eles viram lixo eletrônico e, geralmente, são depositados em locais inadequados, como lixões, resultando na contaminação do solo, da água e do ar (pela liberação de materiais tóxicos). 

Pensando nisso, cientistas estadunidenses desenvolveram uma maneira de fazer com que esses dispositivos se autodestruam quando não estiverem mais sendo utilizados. Isso pode ser feito a partir de um botão acionado por controle remoto ou por grande quantidade de calor. Assim, restariam apenas rastros desses aparelhos!

Chaminés não poluentes

o impacto das tecnologias no meio ambiente

Segundo um relatório da Comissão Lancet sobre Poluição e Saúde, em 2019, cerca de 9 milhões de pessoas morreram em todo o mundo por causa dos vários tipos de poluição. Sendo um dos países mais afetados pela contaminação do ar, a China desenvolveu um modelo de chaminé não poluente. 

Essa chaminé aspira o ar poluído, o filtra, retira partículas tóxicas e, então, o libera novamente para a atmosfera. Com essa tecnologia, a cidade chinesa de Xian, uma das mais poluídas do país e do mundo, conseguirá ter um ar mais purificado. 

Fazendas solares flutuantes

As fazendas solares flutuantes são, basicamente, painéis solares colocados sobre a água. Essa tecnologia faz com que a água do local (lago, por exemplo) evapore menos, além de captar a energia solar e transformá-la em energia elétrica. Dessa forma, ela traz benefícios ao meio ambiente e ainda gera energia para a população. 

Leia também: Fontes de Energia Limpa: Projetos de Grande Destaque, Vantagens e Exemplos 

Compostagem doméstica

Também quer colaborar para tornar a relação entre tecnologia e meio ambiente mais harmônica? Então essa técnica é para você! A compostagem doméstica, como o próprio nome diz, pode ser feita em casa. Ela consiste em um processo que transforma resíduos orgânicos em um bom adubo, que pode ser utilizado em hortas. 

Aprenda como fazê-la, crie um adubo de qualidade e, ainda, ajude o meio ambiente através da tecnologia!

Entenda o que é tecnologia verde

a importância da tecnologia no meio ambiente

A tecnologia verde, também chamada de tecnologia ambiental, é fundamental para o envolvimento entre tecnologia e meio ambiente. Já mencionada anteriormente, ela é a aplicação da ciência e da pesquisa com o foco na preservação, conservação e proteção do espaço ambiental. 

A tecnologia verde tenta amenizar e, até mesmo, prevenir os efeitos negativos dos avanços tecnológicos e das ações humanas no meio ambiente. Desse modo, ela procura preservar a biodiversidade e a vida natural, para que ela não seja destruída pelo progresso humano. 

Com essa tecnologia, é possível que, aos poucos, sejam descobertas alternativas capazes de amenizar emissões poluentes, contaminações, desmatamentos e todas as outras consequências do desenvolvimento tecnológico e industrial.

Saiba como a tecnologia pode contribuir para a sustentabilidade

A sustentabilidade é a procura pela harmonia e pelo equilíbrio entre tecnologia e meio ambiente. Só com ela é possível alcançar a permanência do ser humano e seus progressos no planeta. Para que a geração atual não comprometa a existência das futuras, ela precisa se adequar às capacidades ambientais e respeitá-las. 

A tecnologia pode contribuir para a sustentabilidade por meio de muitas inovações. Entre elas estão: carros elétricos (não liberam gases poluentes); maior utilização de materiais biodegradáveis; métodos para reutilização de água; reaproveitamento de materiais e itens inutilizados; e desenvolvimento e maior propagação de energias renováveis.  

Além dessas inovações, há também as apresentadas anteriormente durante o post e muitas outras. É possível sim colocar um desenvolvimento sustentável em prática, mas precisamos estar dispostos a realizá-lo.

Saiba mais sobre inovações: Conheça o Gramado Summit: Um dos Maiores Eventos de Inovação do Brasil

Tecnologia e meio ambiente: impactos no planeta nos últimos anos

Desde o início das Revoluções Industriais, a tecnologia e as inovações atreladas a ela impactaram diretamente o meio ambiente. Esses efeitos foram negativos e prejudicaram o equilíbrio natural do planeta. 

Veja algumas das principais consequências negativas da relação entre tecnologia e meio ambiente: 

Poluição do ar e da água

impactos negativos da tecnologia no meio ambiente

Para que grande parte dos produtos feitos por meio do uso de tecnologias se tornem realidade, inúmeras substâncias são utilizadas no processo. A água é colocada em jogo e, consequentemente, poluída de duas maneiras distintas. 

Em alguns procedimentos, a água é usada para dissolver compostos, lavar produtos, resfriar usinas, fabricar e tingir roupas, e muito mais. Nesse tipo de situação, a água acaba sendo poluída enquanto é, também, gasta de modo excessivo. 

Porém, essa não é a única forma de poluição da água. As indústrias, após produzirem seus produtos com o auxílio de tecnologias, lançam substâncias tóxicas e, até mesmo, a própria água contaminada em rios e mares. Assim, a poluição se torna ainda maior, atingindo volumes consideráveis de água. 

Paralelamente a isso, outro problema na relação entre tecnologia e meio ambiente é a poluição do ar. Como mencionado acima, a utilização de tecnologias envolve o uso de toxinas e compostos poluentes. Nas indústrias, tudo isso é liberado por chaminés, indo para o ar e afetando a qualidade dele e da vida dos seres vivos. 

Esgotamento dos recursos naturais

É impossível citar impactos relacionados à tecnologia e meio ambiente sem pensar nos recursos naturais. Assim como a água, vários outros elementos da natureza são gastos desde a invenção das tecnologias. 

Petróleo, metais preciosos, carvão, gás natural e animais e substâncias produzidas por eles são os principais exemplos de recursos naturais que são diretamente explorados para a fabricação de produtos. 

Apesar de serem necessários para a produção, esses recursos não deveriam ser utilizados de modo tão excessivo e desordenado. Essa ação antrópica leva ao esgotamento desses recursos naturais, e muitos deles não são renováveis. 

Vantagens do uso da tecnologia ambiental

Acredito que está mais do que claro que o desenvolvimento humano precisa de modificações. Sem isso, é impossível a coexistência das inovações tecnológicas e da natureza. 

Pensando nessa situação, a tecnologia ambiental surge como uma solução para uma série de impactos ambientais negativos provocados pelas inovações anteriores. Veja algumas vantagens do uso dessa modalidade tecnológica!

Energia do biogás

A tecnologia ambiental tenta, a todo custo, corrigir os problemas existentes na relação entre tecnologia e meio ambiente. Uma vantagem dessa prática é a possibilidade de se utilizar o biogás como fonte energética. 

Ou seja, o biogás pode ser um substituto da energia hidrelétrica. Ele é renovável e é originado a partir da degradação de compostos orgânicos durante o processo biológico de fermentação. Um fato bacana é que o biogás já é utilizado na prática, para iluminação pública e sistemas de aquecimento. 

Leia também: Fontes de Energia Limpa: Projetos de Grande Destaque, Vantagens e Exemplos 

Energia solar

quais são as tecnologias que ajudam a preservar o meio ambiente

Assim como a energia gerada pelo biogás, a energia solar é mais um benefício da tecnologia ambiental. Ela está disponível em grande quantidade e é inesgotável e sustentável, o que a torna extremamente atrativa e vantajosa. 

Felizmente, a energia solar está se tornando cada vez mais conhecida e utilizada em todo o mundo. No Brasil, o clima ainda é bastante favorável para a aplicação de painéis solares, já que os raios solares atingem o território brasileiro com muita intensidade. 

Essa energia pode ser usada para aquecer água para uso doméstico e industrial, bombear água em áreas rurais e gerar eletricidade no geral. Então, além de ser uma solução para reduzir impactos ambientais, ela é ótima para diminuir custos relativos às contas de luz. 

Você vai gostar de saber: Como Funciona a Energia Solar: Vantagens e Sua Relação com Sustentabilidade 

Armazenamento de sal fundido

O armazenamento de sal fundido soluciona um problema enfrentado pela energia solar: guardar boas quantidades de eletricidade por longos períodos. Essa tecnologia ambiental funciona a partir do uso de espelhos, que refletem a luz solar em um receptor.

Nesse local, o sal líquido é processado e fundido, sendo direcionado para um tanque térmico, onde o calor é absorvido e armazenado. 

O melhor de tudo é que todas as etapas desse processo são realizadas sem a emissão de substâncias poluentes. Então, o armazenamento de sal fundido prova que é possível ter uma boa relação entre tecnologia e meio ambiente. 

Wetlands para tratamento de esgoto 

Os wetlands para tratamento de esgoto são um recurso que pode solucionar um impacto da tecnologia que foi mencionado anteriormente. A poluição da água é um dos grandes problemas contemporâneos, e ela precisa ser contida o quanto antes. 

Pensando nisso, os wetlands, também chamados de jardins filtrantes, viabilizam o tratamento da água. Eles já são bem utilizados no continente europeu, mas no território brasileiro ainda são pouco disseminados. 

Os wetlands são sistemas biológicos que utilizam a microbiota natural dos ambientes aquáticos para auxiliar na degradação dos resíduos presentes nos esgotos. 

Juntamente com a microbiota local, a vegetação dos ecossistemas aquáticos também ajuda no tratamento de esgoto. Ela, através das raízes das plantas, aumenta a região de filtragem, oxigenam a água e absorvem os nutrientes provenientes da matéria orgânica do esgoto. 

Sem dúvidas, essa inovação é uma ótima vantagem oferecida pela tecnologia ambiental. Ela torna a relação entre tecnologia e meio ambiente mais harmônica e funcional.

Criação de produtos biodegradáveis

vantagens criação de produtos biodegradáveis

Cada vez mais, a preservação do meio ambiente e dos seus recursos tem deixado de ser uma preocupação apenas de ambientalistas e organizações voltadas para o cuidado com o espaço natural. As pessoas, no geral, também estão vendo as consequências dos maus-hábitos humanos e estão tentando mudar suas ações cotidianas. 

Dessa maneira, as empresas não ficam ilesas das cobranças. Os consumidores têm pressionado as mais diversas marcas do mercado, a fim de que elas tomem providências sustentáveis e parem de impactar o meio ambiente excessivamente. 

Para se adequarem às novas exigências, as companhias estão investindo na criação de produtos biodegradáveis. Canudos de papel, talheres feitos de arroz e muitos outros. Com isso, há uma menor produção de lixo e menor descarte de plástico e outros compostos prejudiciais ao ambiente natural. 

You may also like

2 comments

Avatar
saúde animal 24 Julho 8, 2023 - 8:18 pm

Thank you for sharing your thoughts. I really appreciate your efforts and I am waiting
for your further post thanks once again.

Reply
Avatar
admin Julho 31, 2023 - 12:56 pm

Olá pessoal da saúde animal, muito obrigada pelo feedback, fico feliz em contribuir positivamnete para o aumnto do conhecimento de todos ! Em breve estarei postando muitas novidades! Forte abraço!

Reply

Leave a Comment

logomi

Somos o melhor e mais completo site de notícias em ciências, Inovação e Tecnologia do Brasil. Contamos com a parceria de Centros de Inovação, Universidades e Incubadoras que compartilham com a nossa equipe as últimas novidades do universo tecnológico. Mundo Inovação, informação com credibilidade!

ARTIGOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

2013 – Todos os direitos reservados à Nilcéia Fraissat – Projetado e Desenvolvido por Jean Fraissat