Home » Computação em Nuvem: Importância para Empresas e Mercado de Trabalho

Computação em Nuvem: Importância para Empresas e Mercado de Trabalho

by Nilceia Fraissat
0 comment
Computacao em nuvem

A computação em nuvem oferece a entrega de serviços de computação feita de forma mais rápida, flexível e inovadora. Saiba tudo neste artigo!

O termo “Computação em Nuvem” é muito explorado no mundo da tecnologia. Mas, você sabe o que ele significa e qual é a sua importância? Descubra as respostas e muitas outras informações sobre Cloud Computing nesse post! 

Entenda o que é Computação em Nuvem (Cloud)

A Computação em Nuvem é a entrega de serviços de computação via internet cujo objetivo é proporcionar inovação de maneira rápida, com recursos tecnológicos flexíveis e menos custos financeiros. 

O diferencial desse artifício é que você, geralmente, paga apenas pelos serviços que está usando na nuvem, fazendo com que seu gasto operacional seja menor. Além disso, você consegue executar suas ações virtuais com eficiência e analisar quais serviços são essenciais de acordo com as necessidades do seu negócio. 

A Computação em Nuvem também permite que você utilize ferramentas, aplicativos e infraestruturas pela internet sem ter que instalá-los e mantê-los no seu dispositivo. Entre os serviços de nuvem disponíveis, pode-se destacar: armazenamento e análise de dados, servidores, software e networking. 

Ela pode ser pública, prestando serviços a qualquer pessoa via internet, ou privada, atendendo a um número limitado de indivíduos e exigindo permissões de acesso. Também há a nuvem híbrida, que é, basicamente, uma mistura entre os dois tipos anteriores, tendo algumas partes públicas e outras privadas. 

Leia também: Business Intelligence: Importância, Mercado de Trabalho e Tendências para 2023

Computação Em Nuvem Para As Empresas: importância

cloud computing

A Computação em Nuvem tem diversas vantagens que a tornam importante para as empresas. Como dito anteriormente, ela proporciona maior rapidez e versatilidade aos usuários, e isso já é um grande atrativo. 

A redução de custos, já mencionada acima, é um dos principais benefícios para as instituições. A economia sempre é um tópico relevante para qualquer tipo de negócio, e essa ferramenta virtual atende a esse quesito perfeitamente. Essa diminuição de gastos pode ser explicada pelo fato de que a nuvem exige valores mais baixos para atualizações e manutenções. Ela também não obriga a compra de software e hardware necessários para seu funcionamento. 

A escalabilidade oferecida por uma nuvem é outra vantagem incrível. Ela permite que você expanda as atividades da sua empresa com um bom custo-benefício e sem perder a qualidade dos serviços ofertados. Além disso, a nuvem ajuda seus clientes a aumentar a popularidade de seus negócios no setor de atuação. 

Juntamente à escalabilidade, está a flexibilidade. Esse termo é válido para vários tópicos relativos à Computação em Nuvem. A escalabilidade faz com que a nuvem tenha que ser flexível para aumentar ou reduzir seus serviços, dependendo da demanda da empresa. E, por ser um artifício digital, a nuvem também torna possível que seu cliente a utilize em espaços variados. Assim, um funcionário pode trabalhar em casa ou em qualquer outro local que tenha acesso a uma internet estável.  

Há muitos outros fatores que fazem essa ferramenta ser tão importante para os negócios. Eles irão variar a depender da área e das necessidades de cada companhia. A segurança, a variedade de serviços ofertados, a fácil acessibilidade, o networking, o controle de qualidade, a produtividade, a velocidade e a inovação são outros bons exemplos de sua importância.

Saiba por que o termo cloud é utilizado

O motivo pelo qual o termo “cloud” é utilizado na tecnologia sempre gera dúvidas, uma vez que muitas pessoas não entendem a relação entre a nuvem e a internet. Basicamente, fica fácil fazer essa assimilação quando se pensa que os dados armazenados na nuvem ficam flutuando, sem fios que os conectam ao “mundo real”, à deriva e à nossa disposição em qualquer hora e lugar.

A indústria tecnológica usa esse conceito como um símbolo, principalmente em diagramas, que representa a infraestrutura e os servidores que constituem a internet. Além disso, “cloud” representa a integração/conexão e as várias localizações dos dispositivos de rede. 

Entenda como funciona a Computação em Nuvem

Para entender, de forma clara, o funcionamento da Computação em Nuvem, é preciso separar essa ferramenta em duas partes: o front-end e o back-end. 

O front-end é o que possibilita que o usuário tenha acesso aos seus dados armazenados na nuvem através da internet. Já o back-front é responsável por guardar todas as informações do cliente com segurança. Ambos funcionam de modo conjunto, e um depende do outro para que a Computação em Nuvem seja eficiente e segura. 

O servidor central desse artifício utiliza um software, seguindo inúmeros protocolos, para manter a integração entre todos os dispositivos que estão fazendo uso da Computação em Nuvem. Normalmente, os fornecedores desse tipo de serviço realizam cópias dos dados dos clientes, para evitar que sejam perdidos em qualquer contratempo, como violação e perda de dados e ameaças à segurança.

Você viu? Linguagens de Programação Para Crianças: Benéficos e Plataformas de Programação

Exemplos de Computação em Nuvem

computacao em nuvem Cloud

Diversas empresas, inclusive algumas bem conhecidas, fazem uso da Computação em Nuvem. Veja alguns exemplos dessa ferramenta na prática. 

Google Maps

Quando se trata de dados de localização, o Google Maps é, sem sombra de dúvidas, uma referência. Ele utiliza uma nuvem para armazenar informações e imagens de ruas de todo o mundo. 

Softwares de gestão

O home office tem ficado mais popular com o decorrer dos anos. Por isso, diversas empresas entendem que manter o acesso aos softwares apenas nos dispositivos da instituição já não é funcional. Assim, deixam essas ferramentas em nuvens, para que os funcionários as utilizem em locais variados. 

Google Docs  

Você provavelmente já fez um documento no Google Docs. Com ele, não é necessário salvar o arquivo no computador, já que fica salvo em uma nuvem. Também, é possível que inúmeras pessoas observem e editem, ao mesmo tempo e em dispositivos distintos, o documento. 

Netflix

A Netflix agrupa obras cinematográficas de várias instituições. Isso é feito com o uso de uma nuvem que armazena todos os filmes, séries e documentários. Assim, o usuário tem acesso a muitas produções em uma mesma plataforma. 

Trabalhar com Cloud Computing: conheça o mercado

Talvez, depois de todas essas informações, você tenha se interessado em trabalhar com Cloud Computing. Para isso, é preciso saber como é o mercado de trabalho dessa área, que tanto cresce atualmente e promete ser ainda mais forte no futuro.

Você precisa ter um bom conhecimento sobre tecnologia da informação (TI). Por isso, uma graduação em cursos relacionados à tecnologia faz com que suas chances de emprego aumentem bastante. 

Como você deve ter percebido durante o post, grande parte das empresas já estão envolvidas com essa inovação virtual. Então, o mercado já é muito positivo e, por estar em constante atualização e expansão, tende a melhorar. 

Os salários possuem uma variação expressiva. Sua remuneração dependerá, principalmente, do nível profissional em que você está e da empresa em que deseja trabalhar. Eles podem começar em 3 mil reais e ultrapassarem os 20 mil reais. 

Você vai gostar: Programação Em Blocos: Uma Tecnologia que Atrai Crianças e Jovens

Histórico: quando surgiu a Computação em Nuvem

armazenamento em nuvem

Desde a década de 1960, há estudos que têm a computação baseada em networking como centro de pesquisa. Com o desenvolvimento da internet e da tecnologia em geral, essa ideia começou a ser cada vez mais palpável e, de fato, possível. 

Porém, foi a partir de 2006 que o termo se tornou popular. Nesse ano, o ex-CEO da Google, Eric Schmidt, utilizou esse conceito durante uma conferência, explicando o que ele significava e o seu objetivo. Desde então, a Cloud Computing passou a ser mais explorada e conhecida entre as empresas e os profissionais do ramo tecnológico.

You may also like

Leave a Comment

logomi

Somos o melhor e mais completo site de notícias em ciências, Inovação e Tecnologia do Brasil. Contamos com a parceria de Centros de Inovação, Universidades e Incubadoras que compartilham com a nossa equipe as últimas novidades do universo tecnológico. Mundo Inovação, informação com credibilidade!

ARTIGOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

2013 – Todos os direitos reservados à Nilcéia Fraissat – Projetado e Desenvolvido por Jean Fraissat