Home » A Resolução de Problemas Está Presente Em Diferentes Setores: Importância e Metodologias

A Resolução de Problemas Está Presente Em Diferentes Setores: Importância e Metodologias

by Nilceia Fraissat
1 comment
resolucao de problemas

A resolução de problemas está presente em várias situações do nosso dia a dia. Pode estar relacionado a questões familiares, amorosas profissionais e até estudantil.

Na maioria das vezes resolvemos essas situações de uma forma instintiva tendo em vista nossos conhecimentos, criatividade, raciocínio e curiosidade. Porém, existem algumas metodologias e ferramentas que podem nos ajudar neste processo. Leia esse artigo e saiba mais!

Entenda o que é a resolução de problemas

Acredito que todos nós já nos vimos diante de uma situação que precisa ser resolvida e, muitas vezes, não temos ideia de como resolver. Conflitos de trabalho, erros em programação, um aparelho que quebrou ou situações sociais conflituosas, seja no trabalho ou no ambiente familiar.

A resposta que vamos dar a estas situações é diferente em cada fase da vida, seja na infância, adolescência, vida adulta ou velhice. Conforme dito anteriormente, nossos níveis de conhecimentos sobre o problema, nossa criatividade, raciocínio, curiosidade e estímulo são determinantes para resolução de problemas.

Resolução de problemas em diferentes setores

Os problemas estão presentes em vários setores em nossa vida. Na escola, por exemplo, crianças e adolescentes são expostas a problemas matemáticos para serem estimuladas ao raciocínio lógico. Neste contexto, a resolução de problemas está associada a campos específicos do conhecimento, como as ciências exatas.

Porém, a resolução de problemas é universal e está presente em tudo, como exemplo: na medicina para solução de problemas da saúde, na política e no meio empresarial.

Quando se trata de resolução de problemas, a tecnologia e a inovação surgem como áreas de conhecimento estratégicas que podem trazer soluções para grandes problemas em diversos setores como telecomunicações, indústrias e agropecuárias, entre outras.

Resolução de problemas na aprendizagem

resolucao de problemas matematica

Na aprendizagem, estimular crianças e adolescentes a resolver problemas é extremamente essencial. Neste contexto, entender a razão e aplicação daquilo que está sendo exposto no problema é muito importante para o desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças e jovens.

Cabe aos educadores e aos pais que, também auxiliam no aprendizado, ajudá-los a interpretar e resolver os problemas da melhor maneira possível. Recentemente ouvi o humorista Marcos Machado falar em uma apresentação de stand up sobre cálculos. Particularmente amo esse os insights deste humorista.

Segundo ele a matemática ia muito muito bem obrigado, quando só tinha números cálculos. Até que, um desocupado colou letras nos problemas, complicando muito mais as coisas.”  Realmente, para algumas pessoas a Álgebra pode ser bem traumatizante. Quem, na adolescência  já não se perguntou: “Mas para que estou estudando isso? Em que vou usar isso na vida?

A resposta é simples! O conhecimento é adquirido através de processo com várias etapas, sendo a solução dos problemas o objetivo final. Porém, o caminho percorrido até chegar na solução é tão importante quanto o próprio desfecho. Isso significa que a cada resolução de problemas podemos nos considerar mais sábios, fortes e experientes. 

Resolução de problema em psicologia

Grande parte dos problemas ocorridos nos ambientes profissionais, familiares entre outros são estimulados pelo comportamento humano. Neste sentido, a psicologia cuida de tratar o problema em sua fonte.

Pense da seguinte maneira, se há um problema a ser resolvido é porque há um padrão comportamental controverso a ser superado.

Em um tratamento psicológico o profissional nos ajuda, não somente a identificar o problema como também a identificar formas de como resolvê-los. Torna-se necessário  tomar uma atitude proativa em busca desta solução. Em psicologia uma das terapias utilizadas no processo de resolução de problemas é o TCC (Terapia de Cognitivo Comportamental).

Resolução de Problemas nas Empresas

processo de resolucao de problemas

De uma forma bem objetiva a resolução de problemas dentro de uma empresa é tratada como um esforço deliberado de uma ou mais pessoas para resolver um assunto controverso e difícil. Esse problema, bem como o esforço para resolvê-lo é tratado de forma sistemática e cuidadosa pensando todos os pontos do conflito.

Todos nós de uma forma natural somos inclinados ao conflito e isso se intensifica no ambiente corporativo tendo em vista as relações de poder, amizades ou ausência dela. Porém, nossa nacionalidade nos ajuda a amenizar esses problemas. Neste contexto, somos capazes de analisar as causas e efeitos e o nosso próprio comportamento dentro da situação a ser resolvida. 

O objetivo central da empresa é resolver o problema com o mínimo possível de prejuízo à instituição preservando a harmonia entre todos os colaboradores. Neste processo, a liderança tem uma responsabilidade incrível na resolução de problemas. Cabe a empresa inserir em sua cultura interna a capacidade de lidar racionalmente com aquilo que é adverso.

Resolução de Problemas em Engenharia de Software

A Engenharia de Software é uma área que está crescendo bastante atualmente. Porém, vale lembrar que essa profissão, assim como todas as outras, exige que os profissionais saibam lidar com uma série de dificuldades. 

Aprender as linguagens de programação, criar softwares e resolver operações computacionais não são tarefas fáceis. É comum que os profissionais enfrentem dificuldades com essas atividades. Assim, você, se quer entrar para essa área, tem que estar preparado para solucionar todos esses problemas. 

Leia também: Jogos Eletrônicos: Câmara Analisa Limitação de Acesso a Jogos Violentos 

Resolução de Problemas Matemáticos

Ao contrário do que muitos pensam, os problemas matemáticos não estão presentes apenas no âmbito acadêmico. Grande parte das profissões e das ações diárias exigem que as pessoas saibam desenvolver cálculos.  

Calcular dívidas, analisar se um investimento vale a pena e conferir troco de pagamentos são alguns exemplos disso. Ou seja, os problemas matemáticos estão por todo lado, e você precisa lidar com eles na vida pessoal e na vida profissional.
Descubra algumas inovações interessantes: Conheça o Gramado Summit: Um dos Maiores Eventos de Inovação do Brasil

Conheça os métodos de resolução de problemas

O método de resolução de problemas é muito utilizado no ramo educacional, mas guardadas as proporções, pode ser utilizado para resolução de problemas na vida de uma forma geral.

Trata-se de um ataque totalmente planejado sobre o problema com o objetivo de encontrar uma solução satisfatória.

No ramo da educação, o método varia segundo o professor, o aluno  e os recursos disponíveis, podendo ser utilizado em qualquer fase ou nível escolar. Trata-se de uma investigação científica em que utilizamos elementos dedutivos e indutivos. Entre as etapas do método de resolução de problemas estão: 

  • O reconhecimento do problema;
  • A formulação de hipóteses;
  • A seleção de uma hipótese;
  • A verificação ou testagem da hipótese;
  • E por fim, a conclusão.

Principais ferramentas de resolução de problemas empresariais

As ferramentas de resolução de problemas são muito utilizadas no meio corporativo. Quando um atrito ocorre dentro de uma empresa, busca-se ferramentas eficazes e ágeis que possam contribuir para resolver os problemas na tentativa de minimizar os danos.  Confira algumas ferramentas utilizadas pelo meio empresarial.

Design Thinking

resolucao de problemas exemplos

Se você busca uma ferramenta que traga para você, a solução de um problema embrulhado  de presente, bom, posso te dizer que o Design Thinking não é a solução. Até porque o Design Thinking nada mais é que um processo de pensamento crítico e criativo que possibilita encontrar ideias que possam estimular a tomada de decisão, na busca pela solução do problema. 

Não é realmente um método específico, mas sim uma abordagem que cria as confirmações favoráveis e necessárias para a criação de insights e ideias para resolução de problemas.

Diagrama de Pareto

Criado pelo economista e sociólogo italiano, Vilfredo Pareto, o Diagrama de Pareto tem como objetivo compreender a relação de causas de um problema. O diagrama nada mais é que um gráfico que estabelece uma ordem entre as causas de perdas ou defeitos que devem ser reparados.

O diagrama de Pareto é uma ferramenta extremamente útil no meio empresarial, pois auxilia na tomada de decisão tendo em vista estudos e ações posteriores. 

Brainstorming

Diferente das outras é uma ferramentas, o Brainstorming é uma ferramenta humana que tem por objetivo extrair o melhor das pessoas na resolução de problemas ou no surgimento de soluções criativas.

A ideia é envolver o maior número possível de pessoas na estratégia para que possam compartilhar perspectivas diferentes e trazer insights de criatividade para o tema.

Saiba quais são as etapas para resolução de problemas

Para a resolução de problemas, há etapas a serem seguidas. Elas tornam o processo mais prático e organizado. Assim, independentemente do contratempo a ser enfrentado, você conseguirá resolvê-lo sem estresses e desesperos desnecessários. 

Primeiro de tudo, você precisa identificar a origem do problema. Muitas vezes, é complicado entender o que está causando uma dificuldade. Dessa forma, encontrar boas alternativas para solucioná-la será mais difícil se você não souber a exata fonte desse impasse. Então, foque em descobrir o real problema para, só depois, pensar em resolvê-lo. 

Quando identificar o que está causando o problema, você precisa partir para o próximo passo. Comece a desenvolver uma estratégia que seja capaz de solucionar a dificuldade. Essa estratégia dependerá da situação e do modo como você prefere agir frente a ela. 

Não deixe de analisar quais informações você tem sobre o problema. Elas serão ótimas auxiliares para a formação da sua estratégia. Veja o que você sabe ou não sobre o contratempo e utilize todos esses dados para solucioná-lo. 

Após essa etapa, você deve verificar se esse problema, de fato, merece prioridade, atenção e gasto de recursos. Observe quanto tempo e, até, dinheiro você está disposto a gastar com a resolução do impasse. Às vezes, alguns problemas não são tão importantes quanto imaginamos, então, nesses casos, vale mais a pena resolvê-los sem utilizar tantos recursos. 

Com tudo isso pronto, você precisa colocar a sua estratégia em ação e monitorá-la. Dessa maneira, será possível entender se ela está dando certo ou se você deverá mudar os planos e a direção que está seguindo. 

Por fim, avalie os seus resultados alcançados com a estratégia escolhida para resolver o problema. Essa avaliação pode ser feita de forma imediata ou mais lenta, a depender da solução que foi encontrada por você. 

Se você seguir essa metodologia, sem dúvidas terá bons resultados na resolução de problemas! 

Você também vai gostar: Processos Cognitivos Básicos e Superior: Importância e Como Funcionam

Habilidades de Resolução de Problemas: o que é necessário

Habilidades de Resolução de Problemas

A resolução de problemas requer inúmeras habilidades. Essas qualidades permitem que você encontre as melhores maneiras para lidar com as adversidades, independentemente da área delas. Se você tiver as habilidades necessárias, com certeza conseguirá resolver contratempos de modo mais prático e rápido, sem ter que se estressar em excesso. 

É importante lembrar que toda habilidade pode ser desenvolvida e aperfeiçoada. Então, se acha que ainda não possui alguma que considera imprescindível, fique tranquilo, pois é super possível incorporá-la à sua rotina. Caso queira melhorar alguma delas, o ditado “a prática leva à perfeição” diz tudo. Pratique bastante e fique cada vez melhor.

Quer saber quais são as habilidades principais e mais utilizadas? Confira!

  • Paciência;
  • Raciocínio lógico ;
  • Confiança;
  • Positividade;
  • Criatividade;
  • Determinação;
  • Comunicação;
  • Imaginação;
  • Liderança; 
  • Escuta ativa;
  • Resiliência;
  • Persistência; 
  • Elaborar pesquisas; 
  • Saber trabalhar em equipe e negociar;
  • Humildade (para reconhecer os momentos em que precisa de ajuda);
  • Capacidade de identificar o problema rapidamente.

Princípios para a resolução de problemas

Quando se trata do ensino de resolução de problemas, alguns princípios devem ser considerados. Veja quais são eles:

Contextualize

Se você tem a intenção de ensinar a alguém como praticar a resolução de problemas, é importante levar o impasse para o contexto da pessoa. É difícil entender um problema quando o enxerga de modo distante, sem utilizar uma analogia baseada no cotidiano. 

Justamente por isso, você precisa fazer comparações e aproximar a pessoa do problema. Assim, fica bem mais fácil ensinar e aprender a solucionar todo tipo de dificuldade.

Compreensão do problema

Para compreender um problema, há algumas perguntas capazes de guiar esse processo. É necessário entender o que é o problema, porque ele existe e como resolvê-lo. Assim, é mais fácil pensar em qual estratégia utilizar para lidar com ele e aplicá-la. 

Apresente métodos

Ao encarar uma situação pela primeira vez, é normal que não saibamos o que fazer, não é mesmo? Por essa razão, se quer ajudar uma pessoa na resolução de problemas, é necessário apresentar alternativas e habilidades para ela. Ter paciência, determinação e organização é fundamental nesse processo. 

Então, deixe tudo isso muito claro, ofereça exemplos práticos e ajude na decisão, estruturação e preparação de um bom método!  

Veja também: Inteligência de Dados Amplia o Desempenho e a Competitividade Empresarial 

Questione e instigue

Questionar e instigar são ações essenciais no ensinamento da resolução de problemas. É interessante que você questione as escolhas, o método e os resultados alcançados. Além disso, aponte desvantagens/pontos fracos das estratégias escolhidas e instigue a pessoa a refletir sobre o processo da solução do contratempo.

Aponte os equívocos

É extremamente comum e normal que, durante a resolução de problemas, a pessoa cometa equívocos. Então, você precisa estar preparado para mostrar esses erros e fazer com que o indivíduo entenda como chegou até eles e como pode corrigi-los. 

You may also like

Leave a Comment

logomi

Somos o melhor e mais completo site de notícias em ciências, Inovação e Tecnologia do Brasil. Contamos com a parceria de Centros de Inovação, Universidades e Incubadoras que compartilham com a nossa equipe as últimas novidades do universo tecnológico. Mundo Inovação, informação com credibilidade!

ARTIGOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

2013 – Todos os direitos reservados à Nilcéia Fraissat – Projetado e Desenvolvido por Jean Fraissat