Home » Inteligência de dados Amplia o Desempenho e a Competitividade Empresarial

Inteligência de dados Amplia o Desempenho e a Competitividade Empresarial

by Nilceia Fraissat
0 comment
Inteligência de Dados

Inteligência de Dados é um conjunto de ferramentas utilizadas para a coleta e a análise de informações importantes e estratégicas para uma empresa, a fim de facilitar as decisões dos gestores empresariais. 

O termo “Inteligência de Dados” está se tornando cada vez mais conhecido nos negócios e na internet em geral. Ele é mais um artifício do marketing digital e promete oferecer melhorias para o gerenciamento de dados e para o crescimento de empresas. 

Quer saber mais sobre a Inteligência de Dados e a sua importância? Descubra tudo nesse artigo! 

Entenda o que é inteligência de dados

A inteligência de dados é a coleta, a organização e a análise de informações direcionadas para a melhora da tomada de decisões de uma empresa. Nesse processo, as ferramentas do machine learning e de inteligência artificial são utilizadas para que essa coleta seja feita de modo específico e funcional. 

Com essa tecnologia, o gerenciamento empresarial é realizado com mais eficiência, uma vez que a análise dos dados promove conclusões de modo rápido e objetivo. Assim, é possível desenvolver soluções para problemas e, até mesmo, prever resultados e tendências futuras por meio da inteligência de dados.

Você viu? Cibersegurança Garante Integridade de empresas e governos: Entenda a Importância

Importância da inteligência de dados para as empresas 

A inteligência de dados é um avanço tecnológico que chegou para ficar, e os negócios que não se adequarem a essa inovação serão ultrapassados pelos concorrentes. Ela oferece praticidade e maior chance de sucesso para as empresas, e é justamente por isso que está sendo tão utilizada. 

Mas, como a inteligência de dados pode ajudar no crescimento empresarial? Confira algumas vantagens dessa tecnologia: 

Agiliza a tomada de decisão

Quando as informações e as conclusões apresentadas pela inteligência de dados são oportunas, a equipe de gerenciamento pode agir rapidamente a partir dessa análise. Então, os líderes da empresa conseguem atender às necessidades dos clientes antes das outras marcas, deixando o negócio em destaque no mercado. 

Oferece uma base de dados mais forte

Um problema frequente na era da informação e da internet é a dúvida quanto à veracidade e à credibilidade dos dados. Como qualquer empresa e indivíduo pode compartilhá-los virtualmente, as companhias encontram dificuldades em saber quais fontes devem ser utilizadas. 

A inteligência de dados preza pela qualidade e confiabilidade dos dados apresentados para o seu negócio. Ela oferece uma base de informações muito forte e segura. Dessa maneira, você poderá usá-los sem medo, para várias situações e áreas da sua empresa. 

Amplia a eficiência operacional 

Antes da criação da inteligência de dados, um funcionário gastava muitas horas e, até, dias procurando dados concretos e úteis para a empresa. Mas, agora, essa tarefa pode ser feita com mais rapidez e praticidade, ampliando a eficiência operacional da sua equipe! 

Leia também: Cibersegurança Garante Integridade de empresas e governos

Dicas de como implementar a inteligência de dados

O que são dados inteligentes

Muito provavelmente, você já está interessado nos benefícios da inteligência de dados, certo? Pois bem, há diversas formas de colocar essa tecnologia em prática no seu negócio. Veja dicas de como fazer isso!

Defina os seus objetivos

Para implementar a inteligência de dados na sua empresa, você precisa definir quais objetivos precisam ser alcançados. Isso é fundamental para entender o aspecto em que os dados devem estar focados. 

Essa definição de metas deve ser feita por meio de uma análise minuciosa dos pontos fortes e fracos da sua companhia. Entenda os quesitos empresariais, tanto internos quanto externos, que precisam de melhorias. Assim, você e seu time saberão a direção a ser seguida para a coleta de informações. 

Estabeleça suas prioridades

É normal que a análise citada no tópico anterior revele inúmeros pontos que precisam ser solucionados. E isso faz com que os líderes queiram resolver tudo de uma só vez. Porém, é quase impossível atender todas as demandas empresariais dessa maneira. Então, você tem que estabelecer uma sequência de prioridades, para saber quais aspectos precisam de soluções mais rápidas. 

Uma dica é deixar a experiência dos clientes sempre em destaque e prioridade. A opinião dos usuários da sua empresa deve ser levada em consideração a todo tempo, uma vez que isso define se a companhia é ou não uma referência no mercado. Com isso, seu grupo conseguirá resultados satisfatórios e rápidos, aumentando o sucesso e a rentabilidade do seu negócio.

Escolha ferramentas estratégicas 

Escolher ferramentas que correspondam às suas necessidades com precisão e eficiência faz toda a diferença. Um exemplo disso são os softwares de automação, que permitem o gerenciamento automático de números bem consideráveis de dados. Isso proporciona rapidez à realização de tarefas e à tomada de decisão. 

Essa escolha de boas ferramentas impulsiona as suas vendas, os seus retornos financeiros e o crescimento geral da sua empresa. 

Leia também: Computação em Nuvem: Importância para Empresas e Mercado de Trabalho

Treine sua equipe 

Não adianta ter as melhores ferramentas e os objetivos traçados se os funcionários não sabem lidar com a inteligência de dados, não é mesmo? Por esse motivo, treinar a sua equipe é fundamental para o processo de implementação dessa tecnologia. 

Mostre as plataformas a serem utilizadas, ensine a realizar as tarefas, designe funções específicas para cada membro do seu time, tire todas as dúvidas e deixe todo o grupo preparado. Assim, sua empresa estará pronta para aproveitar as vantagens da inteligência de dados!

Inteligência de dados na prática: como funciona

inteligência de dados fiesp

Depois de entender o que é a inteligência de dados e a sua importância empresarial, acredito que tenha ficado com dúvidas em relação ao funcionamento prático dessa inovação. 

Basicamente, softwares de automação e outras ferramentas captam e analisam dados gerais sobre determinados aspectos. Aqueles que forem precisos são transformados em informações de valor e organizados para que sejam acessados de modo rápido e fácil pela equipe empresarial.

A partir disso, sua empresa conseguirá criar campanhas personalizadas de acordo com o perfil dos seus clientes. Também poderá prever tendências do mercado, melhorar os investimentos, tomar decisões estratégicas, diminuir os gastos e várias outras ações proveitosas. 

Você pode se interessar: Computação Em Nuvem: Importância para Empresas e Mercado de Trabalho

Inteligência de dados: formação e curso relacionados

Se você tem vontade de trabalhar no setor de inteligência de dados, já estar habituado à área de atuação é um diferencial que te deixará à frente dos concorrentes. Uma empresa precisa de funcionários qualificados para gerenciar as informações e entender o que fazer com elas. 

Saiba quais são algumas das formações e dos cursos relacionados à inteligência de dados:

  • Engenharia de Aprendizado de Máquina (Machine Learning)
  • Operações de Dados
  • Análise de Dados
  • Governança de Dados
  • Arquitetura de Dados
  • Engenharia de Dados
  • Ciência de Dados 
  • Segurança de Dados

You may also like

Leave a Comment

logomi

Somos o melhor e mais completo site de notícias em ciências, Inovação e Tecnologia do Brasil. Contamos com a parceria de Centros de Inovação, Universidades e Incubadoras que compartilham com a nossa equipe as últimas novidades do universo tecnológico. Mundo Inovação, informação com credibilidade!

ARTIGOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

2013 – Todos os direitos reservados à Nilcéia Fraissat – Projetado e Desenvolvido por Jean Fraissat