Home » Cibersegurança Garante Integridade de empresas e governos: Entenda a Importância

Cibersegurança Garante Integridade de empresas e governos: Entenda a Importância

by Nilceia Fraissat
0 comment
cibersegurança como funciona

Cibersegurança é o conjunto de técnicas desenvolvidas e utilizadas para proteger computadores, sistemas, programas e dados digitais. 

O termo Cibersegurança tem sido muito usado no meio tecnológico, já que os ataques e as ameaças cibernéticas estão por toda a parte do mundo virtual, exigindo ações de segurança.  

Se deseja saber mais sobre esse conceito, como ele funciona e a sua importância, continue nesse post! 

Entenda o que e como funciona cibersegurança

A palavra Cibersegurança significa segurança digital e se refere ao conjunto de práticas destinadas à proteção de sistemas computacionais e de informações virtuais. Essas medidas visam a integridade, a confidencialidade e a limitação de acessos, para que nenhum hacker consiga invadir, observar, expor e alterar os seus dados, programas e computadores em geral. 

Esse método de segurança funciona com a utilização de recursos avançados, como: realização de backups, criptografia, monitoramento de acessos e atualização de softwares. Também, é possível direcionar a cibersegurança para as necessidades de cada empresa ou usuário, fazendo com que ela seja mais específica e atue em áreas pré-determinadas. 

Entenda a Importância da cibersegurança

cibersegurança e segurança da informação

A cibersegurança é uma ferramenta digital de extrema importância, uma vez que a segurança deve estar presente em todos os aspectos do cotidiano; e o meio virtual não está fora disso. A tecnologia tem conquistado, cada vez mais, a confiança das pessoas, e, por isso, essas colocam dados confidenciais em plataformas, aplicativos e sites. 

Infelizmente, essas informações, que deveriam estar seguras e privadas, podem sofrer invasões e ameaças. Isso acontece porque há indivíduos mal intencionados que se aproveitam dos dados disponíveis na internet, visando lucrar com essa ação ou apenas comprometer a credibilidade de certos sistemas. 

Se você possui uma empresa digital, precisa entender que a cibersegurança coopera com o bom funcionamento e com a credibilidade do seu negócio. Com ela, as informações dos seus clientes estarão seguras e livres de ameaças cibernéticas. E isso permite que a sua empresa tenha maior credibilidade no mercado, gerando mais usuários e mais sucesso consequentemente. 

Se não possui negócios virtuais, mas utiliza aplicativos de banco e sites que precisam de senhas, a cibersegurança também é fundamental para você. Ela garantirá que as suas finanças e contas estejam resguardadas, sem correr o risco de sofrer golpes e ataques de terceiros. 

Leia também: A Resolução de Problemas Está Presente Em Diferentes Setores: Importância e Metodologias

Conheça os quais são os tipos de cibersegurança  

Como mencionado anteriormente, a cibersegurança pode atuar em áreas específicas, de acordo com os critérios de cada empresa ou usuário. Por isso, ela pode ser separada em categorias de atuação. 

Conheça quais são os tipos de cibersegurança:

  • Segurança de Aplicativos → Age contra ameaças direcionadas a aplicativos (tanto empresariais como pessoais) instalados em celulares e em computadores
  • Segurança Operacional → Mais utilizado em empresas, esse tipo atua no monitoramento de quem pode acessar certos dados internos e como o acesso deve ser feito 
  • Segurança de Nuvem → Antecipa possíveis ameaças e analisa como prevení-las, blindando a nuvem e evitando o vazamento de dados 
  • Segurança de Rede → Combate a sobrecarga de fluxo feita por hackers, que, para ganhar tempo para roubar dados, impede que os usuários da rede a utilizem
  • Educação do Usuário Final → Alerta os usuários finais de algum serviço sobre os riscos de certas ações digitais, como abrir links suspeitos, compartilhar informações e baixar arquivos sem fontes confiáveis

Cibersegurança e segurança da informação: entenda as diferenças

Cibersegurança

As definições dos conceitos Cibersegurança e Segurança da Informação são frequentemente confundidos. Apesar de terem semelhanças, já que ambos tratam da proteção de dados, eles são distintos. 

A cibersegurança foca apenas em proteger informações digitais de uma empresa. Assim, seu objetivo é afastar ataques cibernéticos e implementar técnicas de segurança virtual. Ela é voltada para sistemas computacionais, como softwares, redes e hardwares. 

Já a segurança de informação visa assegurar todos os dados de uma empresa, englobando aqueles que são armazenados de forma física. Por isso, seus métodos são mais diversificados, e todos os funcionários devem seguir regras de integridade de informações, desde o transporte até o gerenciamento. 

Cibersegurança no Brasil e mundo

Com mais de 150 milhões de usuários de internet, o Brasil está em quarto lugar no ranking de quantidade de cidadãos com acesso a essa rede. O país está bastante conectado ao meio digital, e isso é ainda mais evidenciado pelo tempo gasto pelos brasileiros de modo online, ultrapassando as 9 horas diárias (de acordo com uma pesquisa do We Are Social em parceria com a Hootsuite). 

Porém, apesar de haver tanta conexão no Brasil, o investimento em cibersegurança ainda é bem baixo. Por isso, um número exorbitante -segundo a Norton, mais de 40 milhões- de indivíduos já foram vítimas de ataques e de golpes cibernéticos. Então, é importante reconhecer que devem ser feitos mais investimentos nessa área, para que os dados da população estejam seguros no ambiente digital. 

Já no contexto mundial, o cenário é um pouco melhor que o brasileiro, mas também precisa ser aperfeiçoado. Mais de 600 milhões de pessoas ao redor do mundo foram afetadas pelos ataques em questão. Isso revela que a prática da cibersegurança necessita, urgentemente, de avanços e de investimentos. 

Veja: Conheça o Gramado Summit: Um dos Maiores Eventos de Inovação no Brasil

Ameaças combatidas pela cibersegurança: ataques de grande impacto

A cibersegurança é capaz de combater uma série de ataques cibernéticos que, se fossem concluídos, causariam impactos enormes aos atingidos. Veja algumas ameaças importantes que são combatidas por essa tecnologia: 

Ataque Man-In-The-Middle

O Ataque Man-In-The-Middle consiste no roubo de dados confidenciais através da interceptação de uma comunicação.

Malware

Malware é uma ameaça cibernética realizada por meio de softwares que possuem instruções irregulares (como links e e-mails), visando o roubo de informações dos usuários de uma rede. 

Ransomware

cibersegurança salário

Ransomware é um tipo de Malware especializado no bloqueio do acesso a arquivos de um dispositivo. Os invasores retêm esses dados e cobram para devolvê-los aos donos. 

Phishing

Phishing é um ataque feito por hackers que se passam por empresas confiáveis, com a intenção de enganar usuários e obter lucros.

Confira: Linguagens de Programação Para Crianças: Benéficos e Plataformas de Programação

Dicas para garantir a cibersegurança nas empresas  

Como você pôde perceber ao longo do post, a cibersegurança é essencial para a segurança e a credibilidade de qualquer empresa. Então, confira algumas dicas para garantir a integridade das suas informações empresariais:

  • Invista em programas de antivírus de alta qualidade
  • Faça backups frequentemente
  • Desenvolva treinamentos para os funcionários responsáveis pelas questões digitais da equipe 
  • Controle o acesso aos dados empresariais 
  • Utilize assinaturas digitais 
  • Monitore, regularmente, a rede de internet e os sistemas utilizados

You may also like

Leave a Comment

logomi

Somos o melhor e mais completo site de notícias em ciências, Inovação e Tecnologia do Brasil. Contamos com a parceria de Centros de Inovação, Universidades e Incubadoras que compartilham com a nossa equipe as últimas novidades do universo tecnológico. Mundo Inovação, informação com credibilidade!

ARTIGOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

2013 – Todos os direitos reservados à Nilcéia Fraissat – Projetado e Desenvolvido por Jean Fraissat