As fontes de energia limpa são essenciais para o desenvolvimento sustentável. Conhecer e incentivar sua produção pode, com certeza, mudar a realidade do nosso planeta. Confira neste artigo!
Se você ainda não sofreu calor incomum e agressivo no seu dia a dia, ou mesmo já teve a casa invadida por chuvas, com certeza já viu alguém passar por isso. Assim sendo, a busca por fontes de energia limpa também faz parte da sua vida.
O planeta está sofrendo e isso é responsabilidade de todos, é preciso buscar urgentemente a substituição de fontes fósseis de energia como carvão mineral e petróleo por fontes de energia limpa. Neste artigo vamos entender a importância destas fontes, quais os tipos e projetos de destaque nos setor. Confira!
Entenda o que são energias limpas
As energias limpas estão no centro da preocupação ambiental relacionada ao desenvolvimento sustentável. Dizem respeito a todas as fontes energéticas renováveis que não produzem poluição e resíduos.
É certo que a humanidade precisa continuar se desenvolvendo economicamente, porém a preservação ambiental precisa estar no cerne deste desenvolvimento. Dentre as fontes de energia limpa podemos destacar a energia solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica. Mais a frente vamos conhecer um pouco melhor cada uma delas.
Fontes de energia limpa: projetos e eventos relacionados
Cientes da importância não somente do desenvolvimento econômico, mas também da preservação da humanidade, cientistas em todo mundo, grandes empresas, startups, escolas, universidades, dentre outras instituições têm realizado pesquisas, projetos e eventos que conscientizam e estimulam a produção de fontes de energia limpa.
Este tema já está na pauta de grandes eventos de inovação em todo o mundo. Separamos para você alguns projetos e eventos que merecem destaque e especial atenção. Confira!
Mulheres solares
Este projeto incrível estimula a participação das mulheres no mercado de energias renováveis. Em 2022 um grupo de mulheres se uniram e lançaram o projeto Meninas em Ação – Imersão Interligadas em Energias Renováveis.
O foco do projeto era garantir a presença feminina em programas de formação técnica e no mercado de trabalho de energias renováveis. Realizado em Rio Grande do Norte, O Meninas em Ação reuniu 40 mulheres do ensino médio de escolas públicas de Natal no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis do SENAI-RN. Este projeto faz parte da ação coletiva interligada a uma iniciativa da Rede de Mulheres na Energia Solar (MESol).
Smart City Expo Curitiba
O Smart City Expo Curitiba é um evento de cidades inteligentes que tem como objetivo reunir especialistas de diversas áreas para compartilhar ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades. A temática relacionada a fontes de energia limpa é tema que vem sendo discutido ao longo dos três anos de realização do evento e em sua 4ª edição realizada em 2023, não será diferente.
Afinal, é impossível pensar em cidades inteligentes sem se preocupar com fontes renováveis de energia. Este ano o evento será realizado nos dias 22 a 24 de março, no Expo Barigui, no Parque Barigui, na capital paranaense e os ingressos já estão à venda.
Energia limpa vantagens e desvantagens
As vantagens e desvantagens relacionadas às energias limpas estão diretamente relacionadas ao tipo de energia utilizada. Quando pensamos, por exemplo, na energia nuclear que é considerada uma energia limpa, pois não causa poluição pela emissão de substâncias, sua produção envolve riscos consideráveis de contaminação, caso ocorra acidentes ou não não haja um destino correto ao lixo atômico. Outro problema deste tipo de energia é o seu alto custo de produção.
No que diz respeito a energia eólica, por exemplo, as vantagens estão relacionadas ao impacto ambiental que é praticamente nenhum, e o custo de geração de eletricidade é baixo. As desvantagens da energia eólica estão nos impactos ambientais na instalação das usinas, causando alteração na paisagem local. Além disso, pode se tornar uma ameaça para os pássaros se instalados em suas rotas de migração.