Home » Inteligência Artificial na Medicina: Inovação Permite Prever Diabetes Inicial Em 12 horas 

Inteligência Artificial na Medicina: Inovação Permite Prever Diabetes Inicial Em 12 horas 

by Nilceia Fraissat
0 comment
Inteligência Artificial na Medicina

Estudo utiliza a inteligência artificial  para diagnosticar a diabetes em 600 voluntários. A nova técnica libera os resultados dos exames em apenas 12 horas.

Cientistas da klick Applied Sciences estão utilizando a inteligência artificial para identificar a possibilidade do desenvolvimento da diabetes. O método desenvolvido consiste na transformação do monitor contínuo de glicose o GGM em uma ferramenta de triagem da doença. E o melhor, o resultado é liberado em apenas 12 horas. 

Essa técnica diminui o tempo de liberação dos resultados em 96,4%. Nas técnicas tradicionais de diagnósticos do diabetes o paciente precisa esperar até 14 dias para a chegada dos resultados.

Em entrevista concedida à revista Veja, Jouhyun Jeon cientista responsável pelo estudo,  afirmou que a pesquisa demonstrou que 12 horas de monitoramento que podem fazer uma grande diferença na vida das pessoas em risco de desenvolver diabetes, enquanto ainda há tempo para corrigir o curso.

Ao todo, 600 voluntários participaram da pesquisa utilizando o dispositivo por 12 horas e entre os resultados foram identificados pacientes saudáveis, com diabetes tipo 2 e pré-diabéticos.

Entenda o que é inteligência artificial

Antes mesmo de nos aprofundar na utilização da inteligência artificial (IA) na medicina, torna-se necessário entendermos exatamente o que é a inteligência artificial. Trata-se de uma grande inovação que permite que sistemas simulem uma inteligência semelhante à humana. Essa simulação vai muito além da mera programação de ordens específicas. Tudo é baseado em padrões criados em enormes bancos de dados.

Embora seja um avanço tecnológico, a ideia não é nova e permeia no imaginário do homem há muitos anos. Não é de hoje que o cinema desenvolve filmes sobre máquinas e robôs que assumem uma inteligência similar ao do homem. Entre eles podemos destacar: Uma Odisseia no Espaço de 2001, Blade Runner de 1982 e o meu preferido: O Exterminador do Futuro. 

Leia também: Programação Em Blocos: Uma Tecnologia que Atrai Crianças e Jovens

Aplicações e benefícios da Inteligência artificial na medicina

Inteligencia Artificial

A agilidade, racionalidade e eficiência das máquinas também estão sendo utilizadas na medicina. A inteligência artificial está sendo utilizada em diversos setores e a tendência é que a aplicação se intensifique nos próximos anos. 

Fiquei tranquilo, não estamos falando aqui da substituição de médicos por robôs, mas da utilização do AI em setores estratégicos como diagnósticos, monitoramento entre outros. Confira! 

Suporte ao diagnóstico

Os sintomas são essenciais na elaboração de um diagnóstico, porém algumas doenças são silenciosas. A inteligência artificial tem sido cada vez mais utilizada para detectar doenças precocemente, ampliando os índices de cura. 

A técnica tem sido utilizada também para identificar doenças e enfermidades no coração de fetos. A pesquisa está sendo desenvolvida por pesquisadores no RIKEN Center for Advanced Intelligence Project (AIP)

O diagnóstico é realizado por meio do conhecimento absorvido, ou seja através da análise do caso e do banco de dados, são desenvolvidos estatísticas e gráficos que auxiliam no diagnóstico. 

A inteligência artificial também está sendo utilizada com muito sucesso no diagnóstico precoce da Doença de Parkinson. Dados publicados no jornal da Unesp mostraram que a inteligência artificial alcança índices superiores a 80% na identificação da doença.

Interpretação e reconhecimento de imagens

Quando se trata da interpretação e reconhecimento de imagens a inteligência artificial possui uma performance superior aos reconhecimentos visuais, podendo analisar milhares ou até milhões de imagens em segundos. 

A técnica tem sido utilizada para avaliar radiografias, tomografias e mamografias com grande sucesso apontando alterações em órgãos e tecidos humanos. As análises realizadas pela AI alcançaram resultados com índices de acerto de 5% e 10% maior que a média dos médicos.

Você também vai gostar: Resolução de Problemas: O que é, Importância e Metodologia

Monitoramento de pacientes

tipos de inteligencia artificial exemplos

Alguns pacientes precisam ser acompanhados de perto pelo médico, mas o que fazer quando isso não é possível devido a localidade do paciente ou problemas de locomoção? É aí que entra o monitoramento a distância, onde a AI tem sido utilizada com grande eficiência. 

O sistema é acoplado a pulseiras e relógios usados pelo paciente captando a saturação de oxigênio, pressão sanguínea e batimentos cardíacos. Os dados são armazenados ou enviados imediatamente ao médico responsável. 

Realização de cirurgias e procedimentos complexos

Quando utilizada em cirurgias e procedimentos complexos a AI tem a capacidade de reduzir as incisões e consequentemente os riscos cirúrgicos e o tempo de recuperação.

Outro benefício da inteligência artificial na realização de cirurgias é a possibilidade de serem realizadas por robôs, permitindo que o controle do cirurgião a distância 

Inteligência artificial: classificações técnicas e funcionais

Para entendermos um pouco melhor a AI precisamos conhecer suas subdivisões, sendo separadas segundo suas capacidades e funcionalidades. Confira a seguir:

Inteligência Artificial Limita (ANI)

A ANI representa toda a Inteligência Artificial existente onde o sistema realiza uma tarefa específica de forma autônoma, utilizando recursos semelhantes aos humanos.

O problema é que esses sistemas só fazem aquilo que foram programados para fazer, obtendo assim uma ação muito limitada. O machine learning e o deep learning se encontram neste tipo de AI.

Inteligência artificial geral (AGI)

Inteligencia Artificial na Medicina

A AGI carrega consigo uma grande polêmica: afinal, a Inteligência artificial geral nasceu para nos auxiliar ou para nos substituir? A polêmica surgiu pelo fato de que a AGI tem o propósito de funcionar com uma inteligência de nível humana em uma grande variedade de tarefas. Embora ainda pouco conhecido, essa área do conhecimento tem chamado a atenção de grandes startups e empresas de tecnologia. 

Confira também: Como Otimizar Um Site WordPress: Plugins e Otimizações

Superinteligência (ASI)

Se não bastasse a intenção da inteligência artificial de tentar se igualar ao homem, a ASI nasce com o propósito de nos superar. Porém, exatamente por ser algo, um tanto quanto extraordinário, especialistas concordam que a sociedade ainda não atingiu o ponto da superinteligência artificial.

You may also like

Leave a Comment

logomi

Somos o melhor e mais completo site de notícias em ciências, Inovação e Tecnologia do Brasil. Contamos com a parceria de Centros de Inovação, Universidades e Incubadoras que compartilham com a nossa equipe as últimas novidades do universo tecnológico. Mundo Inovação, informação com credibilidade!

ARTIGOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

2013 – Todos os direitos reservados à Nilcéia Fraissat – Projetado e Desenvolvido por Jean Fraissat