Home » Pensamento Crítico: O que é, Benefícios e Como Aprimorar

Pensamento Crítico: O que é, Benefícios e Como Aprimorar

by Nilceia Fraissat
0 comment
pensamento critico

O pensamento crítico é a construção de um julgamento, avaliação ou opinião própria gerada pela observação de fatos, comentários e situações no geral. 

Ter um pensamento crítico é uma qualidade bastante desejada na sociedade e no mercado de trabalho, uma vez que ela é capaz de gerar cidadãos mais conscientes e possibilitar a tomada de decisões mais assertivas. 

Mas, você sabe o que é, de fato, o pensamento crítico e quais são as suas vantagens? Se não faz ideia do significado desse conceito ou quer aprender mais sobre ele, siga nesse post e descubra tudo com o Mundo Inovação!

O que é Pensamento Crítico? 

O pensamento crítico é a capacidade humana de analisar cenários, comentários, fatos, experiências e, a partir disso, formar um julgamento ou uma opinião própria, com base em argumentos, raciocínio lógico e dados confiáveis. 

Isso significa que esse tipo de conclusão gerada pelo pensamento crítico não é imediata, impulsiva ou automática. Ele é desenvolvido por estruturas que o sustentam, como as referências e as informações adquiridas ao longo da vida.  

O melhor de tudo é que o pensamento crítico pode ser aprimorado diariamente, inclusive entre as crianças, para auxiliar na construção de pessoas mais conscientes e que sejam capazes de raciocinar frente às situações apresentadas e gerar análises eficientes. 

 A importância do pensamento crítico na tomada de decisões

Se tem uma coisa que o mundo precisa ter, com certeza são indivíduos pensantes, que atuem como agentes de transformação para tornar a sociedade cada vez melhor para todos os seus componentes. 

Mas, para além do âmbito social, o pensamento crítico é uma característica fundamental para o setor profissional. Ele é crucial para a tomada de decisões mais assertivas, além de estimular a independência e a autonomia das pessoas. 

Essa importância pode ser explicada pelo fato de que o pensamento crítico induz os profissionais a desenvolverem um raciocínio lógico muito bem estruturado, que seja capaz de gerar, por meio de argumentos, fontes confiáveis de dados e, até mesmo, experiências individuais, opiniões seguras. 

Além disso, esse modo de pensamento faz com que os indivíduos tenham maior confiança em seus julgamentos, o que aumenta as chances dessas avaliações estarem realmente de acordo com a realidade e serem, de fato, eficientes para a tomada de decisões da empresa. 

Benefícios do pensamento crítico para o ser humano  

O pensamento crítico é uma característica extremamente benéfica para o ser humano, sendo bastante útil para os mais diversos âmbitos da vida. Conheça, portanto, os principais benefícios desse tipo de pensamento: 

Tomada de Decisão Melhorada

pensamento critico o que é

Como mencionado anteriormente, uma das maiores vantagens do pensamento crítico é o auxílio na tomada de decisão. Ao raciocinar os cenários apresentados de maneira lógica e baseada em bons argumentos, o profissional consegue chegar a conclusões mais coesas, coerentes e assertivas. 

Assim, as escolhas feitas em nome da empresa passam a ser mais eficazes, melhorando os resultados e destacando a marca no mercado de atuação! 

Compreensão Aprofundada 

Quando você para e analisa as situações a fundo, começa a observar uma série de detalhes e informações que passariam despercebidas caso a análise fosse feita de forma rápida e superficial. 

Como o pensamento crítico induz uma observação mais completa e detalhada, a compreensão do cenário avaliado passa a ser aprofundada, o que melhora o seu entendimento geral. 

Comunicação Eficaz

A comunicação é um dos aspectos mais importantes para a sociedade e os indivíduos que nela convivem. Sem ela, você não consegue resolver diversas situações cotidianas, nem mesmo estabelecer relações, sejam pessoais, sejam profissionais. 

Mas, com o pensamento crítico em ação, a comunicação se torna muito mais eficaz, já que ela passa a ser baseada em argumentos fortes e dados credibilizados!

Autonomia e Empoderamento 

Para além dos quesitos profissionais, o pensamento crítico também ajuda no desenvolvimento de autonomia e empoderamento, que são qualidades sensacionais para qualquer pessoa. 

Como esse pensamento é fundamentado em análises profundas e bastante estruturadas, ele faz com que você tenha maior convicção do que está falando e defendendo. Assim, o seu ponto de vista é passado aos ouvintes com mais eficiência e confiança, o que aumenta a sua sensação de empoderamento e, consequentemente, desenvolve a autonomia para resolver situações com mais independência. 

Adaptação a Mudanças 

As mudanças são fatores que costumam gerar receios e inseguranças, já que, geralmente, são muito incertas e imprevisíveis. Mas, com o pensamento crítico em mente, você consegue se adaptar a elas com mais agilidade e eficiência. 

Isso porque o pensamento crítico faz com que você enxergue as mudanças sob todos os pontos de vista possíveis, entendendo os desafios e as vantagens de cada uma delas. Assim, é possível lidar com essas situações de maneira positiva, sem vê-las como “bichos de sete cabeças”. 

Melhoria das Relações Interpessoais

As relações interpessoais são construídas por meio de uma boa comunicação e convívio. E, com o pensamento crítico, esses dois aspectos são melhorados, o que também melhora, diretamente, as próprias relações em questão. 

Ao desenvolver as suas opiniões com maior embasamento e lógica, você consegue se expressar com mais qualidade, facilitando, aos ouvintes, a compreensão dos seus pensamentos e pontos de vista.

Resolução de Problemas Eficiente

pensamento crítico exemplo

Muitas vezes, com a ansiedade de solucionar problemas, tomamos decisões precipitadas e impulsivas, o que atrapalha o resultado da resolução, tornando-a ineficiente e insatisfatória. Mas, ao utilizar o pensamento crítico, esse cenário muda bastante. 

Com esse tipo de pensamento, você consegue raciocinar com calma e analisar quais são as melhores opções para solucionar os problemas, tanto pessoais quanto profissionais. Dessa forma, é possível fazer a escolha certa e resolver impasses com maior agilidade e eficiência. 

Estratégias para aprimorar o pensamento crítico  

Assim como todas as outras habilidades humanas, o pensamento crítico pode ser aprimorado com o passar do tempo. Então, se você quer melhorar essa característica pessoal, confira algumas estratégias para isso! 

  • Saia da zona de conforto e consuma conteúdos diferentes e diversificados, como livros, documentários e estudos que tenham fontes confiáveis;
  • Pratique a análise consciente das situações, identificando cada aspecto delas, desde as motivações até os modos de resolução;
  • Ouça a opinião de amigos, familiares e colegas de profissão com atenção plena;
  • Trabalhe o foco e a disciplina;
  • Coloque o pensamento equilibrado (ou seja, aquele que supera as reações automáticas e a impulsividade) em prática;

You may also like

Leave a Comment

logomi

Somos o melhor e mais completo site de notícias em ciências, Inovação e Tecnologia do Brasil. Contamos com a parceria de Centros de Inovação, Universidades e Incubadoras que compartilham com a nossa equipe as últimas novidades do universo tecnológico. Mundo Inovação, informação com credibilidade!

ARTIGOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

2013 – Todos os direitos reservados à Nilcéia Fraissat – Projetado e Desenvolvido por Jean Fraissat