Home » Carro Voador, o Futuro do Transporte Aéreo: Conceito, Benefícios e Evolução

Carro Voador, o Futuro do Transporte Aéreo: Conceito, Benefícios e Evolução

by Nilceia Fraissat
0 comment
carro voador

O carro voador é um veículo tecnológico que funciona tanto como aeronave quanto como carro. Além disso, o conceito de “carro voador” também pode ser usado para se referir a aeronaves feitas para viagens de curta distância, entre cidades próximas ou em uma mesma cidade. Mas, ambos significados expressam inovações com potencial para revolucionar o sistema de transporte mundial.

A tecnologia é um ramo que está em constante evolução, e o carro voador é uma prova disso. Idealizado desde o início do século XX e sendo tópico importante do famoso desenho “Os Jetsons”, esse tipo de veículo é um grande desejo desse setor. 

Mas, depois de tantos anos de estudos e pesquisas relacionadas à sua funcionalidade, o lançamento de carros voadores está mais perto do que nunca! Quer saber mais sobre isso? Então, deixa que o Mundo Inovação te explica tudo! 

O Conceito de Carro Voador 

O “carro voador” é um termo que possui dois significados distintos. Isso porque ele pode ser analisado sob diferentes perspectivas, variando a definição atribuída. 

Definição e funcionamento básico

A primeira definição de carro voador é relativa ao veículo que serve tanto como carro pessoal quanto como aeronave. Nessa situação, a inovação tecnológica seria capaz de atender o usuário no meio terrestre e no aéreo, funcionando com diferentes velocidades e alcances em cada um dos ambientes. 

A segunda definição se refere a um veículo semelhante ao helicóptero, só que utilizado em curta distância. Nesse caso, o transporte se assemelha mais a um drone do que a um carro, mas o conceito “carro voador” é atribuído pelo fato dessa aeronave ser mais econômica que as convencionais para deslocamentos curtos, como dentro de uma mesma cidade ou entre cidades próximas.

Porém, a primeira definição do conceito é muito mais popular, e é sobre ela que iremos conversar ao longo deste post!

Evolução histórica e tecnológica

O carro voador começou a ser pensado há alguns séculos atrás, mas só passou a ser realmente idealizado na primeira metade do século XX. Um dos primeiros protótipos dessa tecnologia foi desenvolvido em 1917, sendo chamado de Curtiss Autoplane e construído pelo engenheiro estadunidense Glenn Curtiss. 

Ele era capaz de decolar do solo, mas era muito pesado para atingir um voo completo e ser utilizado na prática. Durante as décadas seguintes, outros engenheiros e inventores exploraram a ideia do carro voador, mas a tecnologia e as regulamentações da época ainda não eram tão avançadas para permitir que o veículo futurista se tornasse realidade. 

A partir dos anos de 1950 e 1960, a tecnologia do carro voador ganhou maior destaque e investimento, e algumas empresas, como a Moulton Taylor, passaram a desenvolver modelos que se assemelhavam mais às aeronaves que aos carros. 

E, atualmente, várias empresas, como a Volocopter e a Uber Elevate, estão investindo capital, conhecimento e mão de obra nos carros voadores. A expectativa é que eles se tornem realidade o quanto antes, revolucionando a mobilidade urbana. 

Vantagens e Desafios do Carro Voador

carro voador embraer

Assim como toda inovação tecnológica, o carro voador possui vantagens a oferecer e obstáculos a serem superados. Entenda quais são eles e saiba o porquê dele ser empolgante, mas, ao mesmo tempo, desafiador para a indústria:

Benefícios para a mobilidade urbana

Sem dúvidas, o grande benefício do carro voador é a melhoria da mobilidade urbana. Os engarrafamentos e o tráfego pesado das grandes metrópoles diminui muito a qualidade de vida dos habitantes, uma vez que aumenta o tempo gasto em deslocamentos, causa estresse e atrapalha o andamento das atividades cotidianas. 

Com o carro voador, esses problemas seriam amenizados, já que a velocidade de locomoção seria muito maior e o tráfego aéreo evitaria engarrafamentos. Assim, o bem-estar da população, principalmente urbana, seria bem mais satisfatório! 

Obstáculos técnicos e regulatórios  

Um dos principais motivos pelos quais o carro voador ainda não se tornou, de fato, uma realidade é a dificuldade técnica e regulatória para o funcionamento dessa tecnologia futurista. 

Construir um veículo que seja funcional no solo e no ar é muito difícil, afinal, cada um desses ambientes possui as suas características, obstáculos e necessidades. Além disso, regulamentar o uso do carro voador também é um grande desafio, uma vez que esse seria um veículo completamente diferente dos que existem na atualidade. 

Conheça os principais Modelos e Protótipos de Carros Voadores

Como mencionado anteriormente, os carros voadores já estão sendo estudados há muitos anos, e existem vários protótipos e modelos disponíveis. Conheça, portanto, os principais entre eles e quais são as suas características!

Apresentação dos modelos em desenvolvimento 

Atualmente, diversos modelos de carro voador estão em desenvolvimento. Veja quais são os principais:

  • Alef Modelo A;
  • AirCar;
  • Maverick;
  • Aska A5;
  • Liberty Sport.

Tecnologias e características distintivas

Cada um dos protótipos apresentados possuem as suas respectivas características e tecnologias que os distinguem uns dos outros. Entenda quais são elas:

  • Alef Modelo A: capacidade para duas pessoas; totalmente elétrico; decolagem vertical, com o corpo do carro virado a 90 graus.
  • AirCar: possui cauda dobrável e asas retráteis; comporta dois passageiros; tem um sistema de lançamento de paraquedas.
  • Maverick: tem motor de 16 válvulas; desenvolvido para ser pilotado por pessoas sem grande experiência em aviação; pode levar o veículo de 0 a 60 km/h em quatro segundos no solo.
  • Aska A5: capacidade para até quatro pessoas; veículo autônomo em ambos ambientes; alcance de voo de mais de 400km.
  • Liberty Sport: suporta duas pessoas; possui três rodas; estrutura voadora retrátil; consegue percorrer uma distância de 400 a 500 quilômetros e operar por mais de quatro horas. 

Impacto Ambiental e Sustentabilidade

carro voador preço

Os carros voadores chegam ao mercado atrelados à tecnologia dos carros elétricos ou a outras menos emissoras que a do veículo a gasolina. Isso faz com que haja uma menor emissão de gases poluentes, o que reduz os impactos ambientais. 

Porém, a infraestrutura de carregamento/recarga e a necessidade energética dos carros voadores são aspectos que ainda causam questionamentos relacionados à sustentabilidade. 

Então, de modo geral, o carro voador pode ser menos prejudicial ao meio ambiente, mas é preciso analisar com cuidado todos os seus quesitos funcionais e mensurar os impactos causados por cada um deles.

Conclusão

E aí, com todas essas informações sobre o carro voador, você acredita que ele está realmente próximo de se tornar realidade ou ainda precisará de muitos anos de estudos e testes? 

Independentemente disso, uma coisa é certa: a evolução do carro voador tem sido cada vez mais acelerada e não vai parar por aqui! No futuro, próximo ou não, é muito provável que vejamos essa tecnologia em ação.

You may also like

Leave a Comment

logomi

Somos o melhor e mais completo site de notícias em ciências, Inovação e Tecnologia do Brasil. Contamos com a parceria de Centros de Inovação, Universidades e Incubadoras que compartilham com a nossa equipe as últimas novidades do universo tecnológico. Mundo Inovação, informação com credibilidade!

ARTIGOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

2013 – Todos os direitos reservados à Nilcéia Fraissat – Projetado e Desenvolvido por Jean Fraissat