ChatGPT, uma inteligência artificial que veio para somar, dividir ou substituir? Entenda melhor o que é essa tecnologia e a polêmica que gira em torno dela.
Sinceramente, acredito que o que nos torna especiais e únicos como seres humanos é a nossa capacidade de criar, expor nossas opiniões, ensinar, dividir experiências e aprendizados. Tudo isso é propagado ao mundo através de livros, artigos, músicas, artes, poesias e receitas, por exemplo.
Mas se por trás da mais linda poesia tivesse não os sentimentos e experiências vividas por alguém, mas apenas a capacidade de um programa de contextualizar e criar um conteúdo perfeito. Como saber se o que estou lendo foi realmente criado por uma pessoa ou desenvolvido pelo ChatGPT? Onde ficará nossa singularidade?
Segundo especialistas, os textos produzidos pelo ChatGPT têm uma qualidade inferior às publicações escritas por profissionais. Porém, sabemos que o produto está sendo aperfeiçoado e poderá ficar difícil distinguir o que é um conteúdo produzido por mentes humanas ou não.
Não, me posiciono aqui como um saudosista do cinema mudo, em 1927 criticando, a estreia do filme The Jazz Singer. Sei que essa tecnologia pode sim, agregar muito no aprendizado e na pesquisa e talvez nos faça valorizar ainda mais aquilo que é natural e único, a mente humana.
Entenda o que é o ChatGPT
Desenvolvido pela OpenAI, um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos Estados Unidos, o ChatGPT é um é um algoritmo baseado em inteligência artificial que interage de forma conversacional.
Segundo informações divulgadas pela OpenAI, o formato de diálogo permite que o ChatGPT responda a perguntas de acompanhamento, admita seus erros, conteste premissas incorretas e rejeite solicitações inadequadas.
Da sigla em inglês Generative Pre-Trained Transformer, o ChatGPT é um modelo irmão do InstructGPT , sendo treinado para seguir uma instrução em um prompt e fornecer uma resposta detalhada. O foco do projeto é melhorar experiências já existentes em assistência virtual como Alexa ou Google, porém ChatGPT tem caído nas graças do usuário por permitir que se obtenha respostas de uma forma mais simples.
Leia também: Inteligência Artificial na Medicina: Inovação Permite Prever Diabetes Inicial Em 12 hora
Saiba como acessar o ChatGPT
Para obter o feedback dos usuários, a OpenAI está permitindo o acesso a tecnologia de uma forma gratuita. Qualquer pessoa pode experimentar e fazer suas próprias considerações. O Chat GPT já está disponível em protuguês e para acessar basta acessar o endereço chat.openai.com. Devido ao grande número de acessos, a tecnologia se encontra um pouco instável.
A gratuidade da tecnologia não será para sempre e já podemos encontrar versões pagas e custam cerca de US$ 20 por mês o equivalente a aproximadamente R $100, mais impostos.
Métodos utilizados no ChatGPT
Pesquisadores da OpenAI informaram que a tecnologia foi treinada através do Reinforcement Learning from Human Feedback (RLHF), usando os mesmos métodos do InstructGPT, porém, o ChatGPT possui pequenas diferenças na configuração da coleta de dados.
Ainda segundo os desenvolvedores da OpenAI, em sua metodologia de aprendizado foi realizado treinamento de um modelo inicial usando ajuste fino supervisionado.
Nesta metodologia, os treinadores humanos de IA forneceram conversas nas quais atuavam os dois lados: o usuário e um assistente de IA.
Em seguida deram aos treinadores acesso a sugestões escritas em modelo para ajudá-los a compor suas respostas. Esse novo conjunto de dados foi integrado ao InstructGPT, transformando-o em um novo formato de diálogo.
Grande evento: ERP Summit 2023: Show de Abertura, Inscrições e Palestrantes Confirmados
Conheça as limitações do ChatGPT
Exatamente porque ainda não está pronto, o ChatGPT possui algumas limitações que são amplamente divulgadas pela OpenAI. Entre elas podemos destacar:
- Escreve respostas que parecem plausíveis, mas incorretas ou sem sentido;
- O ChatGPT é sensível a ajustes na frase de entrada ou tentativas do mesmo prompt várias vezes;
- O modelo geralmente é excessivamente detalhado e usa certas frases, como reafirmar que é um modelo de linguagem treinado pelo OpenAI;
- Ao fornecer uma consulta ambígua, o ChatGPT geralmente adivinha o que o usuário pretendia ao invés de fazer perguntas esclarecedoras.
- Às vezes o ChatGPT responde a instruções prejudiciais ou exibe um comportamento tendencioso.
Google e Chat GPT: o futuro das buscas e pesquisas online
Pela primeira vez a poderosa Google se viu ameaçada por uma nova tecnologia. O temor da gigante é que o ChatGPT caia nas graças do usuário e assuma a preferência nas buscas online.
Porém, a expectativa é que o Chat GPT venha ser incorporado ao Google e não substituí-lo. A ideia é que os usuários possam conversar o mecanismo de busca, além de fazerem as pesquisas convencionais.
Você viu? A Resolução de Problemas Está Presente Em Diferentes Setores: Importância e Metodologias
Coisas perigosas que o ChatGPT é capaz de fazer
Quando se trata do ChatGPT podemos dizer que o “O perigo mora ao lado”. É preciso saber que existem sim alguns riscos e você, meu caro leitor, deve considerar todos esses perigos para que possa tirar suas próprias conclusões sobre essa tecnologia. Entre eles pode destacar a sua capacidade de criar códigos maliciosos.
Se já não bastasse a infinidade de hackers desenvolvendo código prejudiciais e empresas e usuários, o ChatGPT fornece códigos maliciosos para que hackers iniciantes ou até mesmo pessoas sem o menor conhecimento em códigos possam criar armadilhas virtuais.
Além disso, o ChatGPT pode ajudar a propagar a desinformação, uma vez que nem todas as informações encontradas na tecnologia estão corretas, pois a ferramenta se alimenta de informações adquiridas da Internet. Alias, uma vez que ele se alimenta de conteúdos da internet ele também terá acesso a discuros de ódio e preconceito podendo também propagar o racismo e a discriminação.