Home » Tecnologia Revolucionária do Implante Coclear: Benefícios e Como Funciona

Tecnologia Revolucionária do Implante Coclear: Benefícios e Como Funciona

by Nilceia Fraissat
0 comments
implante coclear

O implante coclear é um dispositivo eletrônico implantável cujo objetivo é proporcionar uma sensação auditiva similar à natural a quem possui uma deficiência auditiva profunda. 

A audição é um dos sentidos corporais mais importantes para um ser humano. Infelizmente, devido a doenças ou situações adversas, ela pode ser danificada de maneira grave e bastante intensa, chegando a ter, muitas vezes, consequências irreversíveis.   

Mas, graças aos avanços da ciência, da saúde e da tecnologia, o implante coclear se apresenta como uma possibilidade de recuperação auditiva em vários casos. Ficou interessado em saber mais sobre esse recurso? Então, fique nesse artigo e deixe que o Mundo Inovação te atualize de tudo!

Leia também: Tecnologia de Inclusão e Assistência: O Mundo Mais Acessível Através da Inovação

Afinal, o que é um Implante Coclear?

Um implante coclear consiste em uma prótese eletrônica implantável que é usada com a intenção de restaurar a audição dos indivíduos que são portadores de deficiência auditiva profunda e não são beneficiados pela utilização de aparelhos auditivos tradicionais. 

Esse aparelho é constituído por uma tecnologia de alta complexidade, sendo muito sofisticado e possibilitando uma sensação auditiva bem próxima à fisiológica, uma vez que estimula o nervo auditivo, estrutura responsável por levar os sinais para o cérebro.  

Entenda o funcionamento e objetivo do Implante

O implante coclear é um dispositivo muito funcional e tem o objetivo central de restaurar a audição dos portadores de deficiência auditiva profunda que não obtiveram resultados satisfatórios com os aparelhos auditivos convencionais. 

Ele atua como um substituto do ouvido, desempenhando, na medida do possível, as funções desse componente corporal

Componentes do Implante Coclear 

O implante coclear é composto por duas regiões, uma interna e outra externa. A porção externa do dispositivo, chamada de processador sonoro, tem uma fisionomia semelhante à de um aparelho auditivo convencional e é responsável por captar os estímulos sonoros e levá-los, já decodificados, à estrutura interna do equipamento por meio de uma antena imantada. 

Já a parte interna da prótese é implantada em cirurgia e é constituída por um receptor que capta os estímulos transmitidos pelo processador por meio da pele. Além dessa estrutura, a região interna também possui um feixe de eletrodos, que é um cabo bem fino cuja extremidade é inserida dentro da cóclea, perto do nervo a ser estimulado. 

Procedimento cirúrgico

implante coclear totalmente interno
Crédito de Imagem: Site Otorrino Apucarana

O implante coclear é uma prótese que, para ser utilizada, exige um procedimento cirúrgico. Isso porque a parte interna do dispositivo precisa ser inserida dentro do ouvido do paciente, próximo à cóclea, um osso pequeno, que possui um formato semelhante ao de uma concha de caracol e, nesses casos, não funciona como deveria. 

Mas, o procedimento é bem simples e pouco invasivo, sendo realizado por um otorrinolaringologista especializado em Otologia

Ativação e ajuste do Implante 

O paciente que passa pelo implante não começa a ouvir instantaneamente após a cirurgia. O ouvido operado precisa se recuperar e ter uma boa cicatrização, o que leva cerca de 20 a 60 dias, a depender de cada caso. 

Após esse período, a ativação é feita, e a porção externa do dispositivo passa a ser utilizada. No mesmo momento da ativação, os ajustes de som e testes são realizados, até que o processador de som seja ligado da forma correta. 

No primeiro ano, é provável que o paciente passe por 2 a 3 ajustes. Nos anos seguintes, os ajustes passam a ser anuais.

Você viu? A Revolucionária Starship de Elon Musk: Tecnologia e Principais Recursos 

Implante coclear e aparelho auditivo: entenda a diferença

Não é raro observar o implante em questão sendo confundido com o aparelho auditivo convencional, devido à sua parte externa, que é bem similar a esse outro dispositivo. Mas, apesar de parecidos, eles não são iguais e possuem funcionamentos bem diferentes. 

O aparelho auditivo é um equipamento que amplifica os sons do ambiente, para que o deficiente auditivo que ainda escuta, mas em um nível menor, consiga ouví-los normalmente.   

Já o implante coclear não foi desenvolvido para amplificar os sons, uma vez que a sua função é ser útil para as pessoas que praticamente não escutam, tendo apenas algumas exceções sonoras, como a turbina de um avião ou outros sons bastante altos. 

Nesses casos, o aparelho não é funcional, pois não adianta aumentar os sons, já que o deficiente não escutará. Mas, o implante é capaz de agir como um estimulador elétrico, realizando todos os papéis desempenhados pelo ouvido e influenciando diretamente na atuação do nervo auditivo. 

Saiba quem pode se beneficiar do Implante Coclear

Apesar de ser um tratamento bastante benéfico aos usuários, o implante coclear não pode ser realizado em qualquer paciente. 

Candidatos ideais para o Implante

Ele é indicado para deficientes que têm perdas auditivas severas a profundas e bilaterais e não tiveram sucesso com o uso do aparelho convencional. Ele pode ser feito em crianças, jovens e adultos, mas cada caso deve ser avaliado de modo individual e específico. 

Processo de avaliação e seleção de candidatos

Como nem todo mundo deve passar pelo implante, os candidatos ao procedimento de implantação do dispositivo precisam ser avaliados, por meio de uma série de testes audiológicos. Aqueles que possuem resultados mínimos satisfatórios com os aparelhos convencionais não costumam ser aprovados.

Já os deficientes auditivos que não têm resultados positivos com os aparelhos tendem a ser aprovados para passar pelo procedimento cirúrgico, sendo orientados quanto aos desafios e às possibilidades do implante. 

Benefícios do Implante Coclear  

implante coclear valor

O implante coclear é uma prótese extremamente benéfica aos seus usuários. Confira quais são os seus principais benefícios:

Melhoria na qualidade de vida

Escutar é uma capacidade que está muito atrelada à qualidade de vida, e perder essa habilidade compromete o bem-estar e a saúde mental dos indivíduos. Afinal, não é nada fácil reaprender a se comunicar e a viver, de modo geral, não é mesmo? 

Assim, o implante é uma solução capaz de amenizar os impactos da perda auditiva, permitindo que os deficientes auditivos tenham uma vida mais tranquila e sem tantas consequências negativas. 

Recuperação da capacidade de ouvir sons

Ouvir os sons presentes nos ambientes cotidianos é muito importante para se localizar, evitar acidentes e se comunicar. Por isso, ter a possibilidade de recuperar essa capacidade é incrível, e, graças ao implante coclear, ela é real em muitos casos! 

Você vai gostar: Carro Voador, o Futuro do Transporte Aéreo: Conceito, Benefícios e Evolução

Participação em conversas e atividades sociais 

A audição é um sentido corporal de extrema importância para a comunicação e as atividades sociais. Dessa maneira, com o implante, os pacientes não são prejudicados na participação de conversas e reuniões.

You may also like

Leave a Comment

Somos o melhor e mais completo site de notícias em ciências, Inovação e Tecnologia do Brasil. Contamos com a parceria de Centros de Inovação, Universidades e Incubadoras que compartilham com a nossa equipe as últimas novidades do universo tecnológico. Mundo Inovação, informação com credibilidade!

ARTIGOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

2013 – Todos os direitos reservados à Nilcéia Fraissat – Projetado e Desenvolvido por Jean Fraissat