Home » Complexo B: Benefícios, Papel no Organismo, Alimentos e Bem-Estar

Complexo B: Benefícios, Papel no Organismo, Alimentos e Bem-Estar

by Nilceia Fraissat
0 comment
complexo b

O Complexo B é um conjunto de vitaminas (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12) responsáveis pela regulação da produção de energia no corpo e pelo fortalecimento do sistema imunológico, além de influenciar na saúde da pele, do intestino, do sistema nervoso e dos cabelos. 

Sabemos que ser saudável vai muito além de se alimentar bem e fazer atividade física. O organismo humano requer uma série de cuidados para manter a sua saúde, e a regulação da concentração das vitaminas é um deles. 

As vitaminas desempenham papéis cruciais para a vida, interferindo diretamente no bem-estar e na funcionalidade animal e humana. Entre as vitaminas, o Complexo B reúne algumas das mais importantes. 

Então, se quer dar um gás na sua saúde e saber como cuidar melhor do seu corpo, vem descobrir tudo sobre o Complexo B! 

Importância das vitaminas do Complexo B no organismo

As vitaminas do Complexo B possuem funções de extrema importância para o funcionamento do organismo. Sem elas, o nosso corpo não conseguiria atuar de modo saudável, o que traria grandes prejuízos à vida. 

O Complexo B é crucial para regular a produção de energia no organismo, prevenir anemia, cansaço excessivo e desânimo, manter a boa memória, auxiliar na movimentação do corpo, controlar o uso das gorduras corporais, aumentar a imunidade, regular o gasto energético e muito mais. 

Ou seja, não tem como ter vitalidade sem contar com o auxílio das vitaminas do Complexo B. Você precisa dessas substâncias para ter um cotidiano feliz, saudável e produtivo! 

Saiba quais são as vitaminas do Completo B 

O Complexo B é um conjunto constituído por oito vitaminas fundamentais para o corpo humano. Confira quais são elas: 

B1 (tiamina)

A vitamina B1, também chamada de tiamina, tem uma atuação direta no metabolismo. Ela organiza o uso dos carboidratos pelo organismo, controlando, consequentemente, o gasto energético do corpo. Além disso, a tiamina estimula o apetite, contribuindo com a disponibilidade de nutrientes no organismo.

B2 (riboflavina)

A B2 tem o papel de controlar o uso das gorduras corporais, auxiliar na imunidade, influenciar no metabolismo dos carboidratos e participar da produção sanguínea. 

B3 (niacina)

A atuação da B3 ocorre principalmente no sistema nervoso e na circulação sanguínea. Ela deixa o indivíduo com mais foco e em maior estado de “alerta”, reduzindo o desânimo e o cansaço. 

B5 (ácido pantotênico)

A vitamina B5 tem funções importantíssimas para o organismo. Ela se relaciona com a produção de energia, o controle dos níveis de colesterol no sangue e a saúde óssea. 

B7 (biotina)

A B7 possui uma ação mais voltada para os anexos cutâneos, como os cabelos e as unhas. Ela deixa essas estruturas e a própria pele mais hidratadas e saudáveis, evitando o ressecamento e proporcionando um aspecto de maior vitalidade. Além disso, a biotina também contribui para a saúde do sistema nervoso. 

B9 (ácido fólico) 

O ácido fólico é uma vitamina bastante importante para as grávidas, uma vez que essa substância participa do desenvolvimento do sistema nervoso do feto. A B9 também atua na manutenção da saúde dos vasos sanguíneos, sendo essencial para o corpo. 

B12 (cobalamina)  

Sem dúvidas, a B12 é a vitamina mais conhecida do Complexo B. Ela é crucial para a síntese de neurônios, e a sua falta é extremamente prejudicial ao organismo, podendo interferir na memória, na fala e nos movimentos corporais. 

Benefícios do Complexo B para o Sistema Nervoso 

complexo b, como tomar

Como você pôde perceber, o Complexo B é essencial para a vida e para as mais diversas partes do corpo humano. As vitaminas desse conjunto são muito importantes principalmente para o sistema nervoso. Conheça os seus benefícios para esse sistema:

Suporte à saúde cerebral e função cognitiva

As vitaminas do Complexo B têm um papel fundamental para a saúde cerebral e para as funções cognitivas. A B3, B9 e B12 são substâncias que atuam diretamente no sistema nervoso, contribuindo para o desenvolvimento e o funcionamento dele. 

Sem essas vitaminas, a produção de neurônios, que são células responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos, é prejudicada, o que provoca impactos bastante negativos às funções cognitivas, como a memória, a linguagem e a atenção. 

Redução do estresse e melhora do humor

A falta das vitaminas do Complexo B causam diversas instabilidades emocionais, interferindo drasticamente no bem-estar. Sem elas, o cansaço, o mau-humor, o desânimo, o estresse e muitas outras sensações desagradáveis são agravadas. 

Mas, com a concentração certa dessas substâncias no corpo, a qualidade de vida fica muito melhor. Isso porque o Complexo B consegue melhorar o humor e reduzir o estresse, deixando o indivíduo mais animado, focado, disposto e calmo. 

Complexo B e Saúde Metabólica 

Além da sua atuação essencial para o sistema nervoso, o Complexo B também é indispensável para a saúde metabólica. Veja quais são as principais funcionalidades dele nessa área: 

Regulação do metabolismo

vitamina complexo b para que serve

Para ter um corpo saudável e equilibrado, o metabolismo deve funcionar com muita eficiência. O desequilíbrio metabólico pode prejudicar a saúde, causando diabetes, alterações de colesterol, problemas cardiovasculares e muito mais. 

Com uma concentração satisfatória das vitaminas do Complexo B, a regulação do metabolismo ocorre da forma necessária, e o seu organismo consegue atuar com maestria!

Equilíbrio hormonal e controle do açúcar no sangue  

O equilíbrio é o segredo para manter o corpo saudável, não é mesmo? E o Complexo B consegue influenciar nesse controle, equilibrando o funcionamento hormonal e o nível de açúcar no sangue. Isso evita doenças e aumenta a saúde do organismo como um todo. 

Alimentos ricos em vitaminas do Complexo B

Apesar de serem fundamentais para o corpo humano, as vitaminas do Complexo B não podem ser produzidas pelo nosso organismo. Por essa razão, a melhor maneira de adquiri-las é por meio de uma alimentação equilibrada e saudável. 

Confira, portanto, quais são os principais alimentos ricos em vitaminas do Complexo B:

  • Vegetais folhosos verde-escuro;
  • Bife de fígado;
  • Cereais integrais;
  • Ovos;
  • Feijão;
  • Carnes em geral (peixes, aves e etc);
  • Leites e derivados;
  • Batata;
  • Tomate;
  • Abacate;
  • Gérmen de trigo.

Conclusão

Agora que já conhece todas as vitaminas do Complexo B a fundo, é hora de incluí-las ao seu cotidiano e aproveitar ao máximo os seus benefícios. Lembre-se que a saúde é o maior bem que você pode ter na vida, pois ela é a base para todo o resto!

You may also like

Leave a Comment

logomi

Somos o melhor e mais completo site de notícias em ciências, Inovação e Tecnologia do Brasil. Contamos com a parceria de Centros de Inovação, Universidades e Incubadoras que compartilham com a nossa equipe as últimas novidades do universo tecnológico. Mundo Inovação, informação com credibilidade!

ARTIGOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

2013 – Todos os direitos reservados à Nilcéia Fraissat – Projetado e Desenvolvido por Jean Fraissat