Home » Tecnologias do Futuro: Mudanças, Mercado e as 5 Principais Tecnologias

Tecnologias do Futuro: Mudanças, Mercado e as 5 Principais Tecnologias

by Nilceia Fraissat
0 comment
Quais serão as tecnologias do futuro?

As tecnologias do futuro são aquelas que irão surgir ou ser aprimoradas nos próximos anos, mudando a forma como certos setores da sociedade vão funcionar. 

Desde a Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, os avanços tecnológicos têm impactado todo o mundo. Eles mudam a forma como os processos são realizados e o modo como a sociedade está acostumada a viver. 

Assim como o computador, a internet, o smartphone e a automação industrial, há muitas outras tecnologias que ainda irão provocar diferenças extraordinárias no mundo. Elas são as tecnologias do futuro, e prometem ser revolucionárias. 

Quer saber quais são as principais, os seus impactos, as suas vantagens e muito mais? Então, descubra tudo nesse post! Vamos lá?!  

Saiba o que é uma tecnologia do futuro

As tecnologias do futuro estão sendo bastante comentadas, mas, você sabe o que o conceito “tecnologia do futuro” significa? Bem, esse termo é utilizado para se referir aos avanços tecnológicos que terão fortíssimo impacto, influência e importância nos próximos anos e décadas. 

As tecnologias do futuro podem ser classificadas em duas categorias: aquelas que já existem, mas serão mais desenvolvidas e aperfeiçoadas, e as que ainda surgirão. Geralmente, os cientistas, os especialistas e os interessados nessa área de estudo/atuação tentam prever quais serão as tecnologias que irão apresentar grandes avanços e quais serão inventadas ao longo do tempo. 

Um exemplo disso são os “carros voadores”, que eram retratados em filmes e desenhos animados como uma tecnologia do futuro. O palpite era que, em 2020, essa invenção já estaria incluída na realidade humana. Porém, apesar de existir, realmente, testes e protótipos desse automóvel, ele ainda não está disseminado na sociedade como se imaginava no passado. 

Tecnologias do futuro: Principais mudanças sociais

Apesar das tecnologias do futuro serem extremamente promissoras, elas não apresentam apenas benefícios. Elas acarretam em diversas mudanças sociais, tanto positivas quanto negativas. 

Não é preciso ir muito longe para entender tal situação. Os smartphones representam bem esse caráter contraditório dos avanços tecnológicos. Eles foram desenvolvidos na intenção de facilitar a comunicação e o acesso ao mundo digital. Mas, como “efeito colateral”, causaram um vício, a diminuição das relações presenciais/físicas e a exclusão digital daqueles que não se adaptaram à inovação. 

Com relação às tecnologias do futuro, o objetivo é automatizar tarefas, aumentar a eficiência e a produtividade, otimizar processos e tornar, de modo geral, a vida mais fácil. Assim, a sociedade teria um cotidiano simplificado, com novas maneiras de trabalho e de lazer. 

Mas, ao mesmo tempo, com o surgimento dessas novas invenções, também é preciso pensar nos malefícios sociais. Muitas tecnologias acabam provocando: desemprego (devido à automação de atividades), impactos negativos ao meio ambiente, aumento das desigualdades, problemas salutares (como vício, anti-sociabilidade e privação de sono) e exclusão social.  

Então, ao se falar das tecnologias do futuro, não podemos nos esquecer de suas consequências. É necessário pensar em formas para lidar com as suas problemáticas e tornar esses avanços mais satisfatórios quanto às mudanças sociais.  

Impacto das tecnologias do futuro no mercado de trabalho

Quais serão as tecnologias de 2050?

A característica contraditória das tecnologias do futuro também impactam o mercado de trabalho. Ela pode gerar desemprego estrutural, como citado anteriormente, mas também pode proporcionar o surgimento de novas modalidades de trabalho e profissões. 

Um claro exemplo de desemprego estrutural é a substituição da produção braçal pela produção automatizada na indústria automotiva. Atualmente, a linha de montagem automobilística é repleta de máquinas, contando com uma pequeníssima presença humana. 

Já o surgimento de novas modalidades e profissões no mercado de trabalho é uma situação bem próxima para a maioria das pessoas, principalmente devido à pandemia do COVID-19. Com o distanciamento social, o modelo home office se tornou bastante popular. Vários trabalhadores passaram a realizar suas funções de maneira online, e mesmo após o encerramento da pandemia, continuaram atuando dessa maneira. 

No caso das tecnologias do futuro, essa realidade poderá ser ainda mais disseminada, tanto na questão positiva quanto na negativa. 

Saiba quais são as 5 principais tecnologias do futuro

As tecnologias do futuro não são previstas ao acaso. Elas são baseadas nas tendências do presente, que mostram as inovações mais propensas a terem grandes desenvolvimentos. Veja quais são as principais: 

01- Inteligencia Artificial

A Inteligência Artificial é uma das tecnologias do futuro em maior destaque nos últimos tempos. Esse campo da ciência busca fazer com que as máquinas “pensem” como os humanos, executando, assim, atividades humanas de modo autônomo. Atualmente, já existem diversas funções sendo realizadas por inteligência artificial, como o ChatGPT e os assistentes virtuais. 

02- Realidade Aumentada

A Realidade Aumentada é uma tecnologia que consiste na integração de conteúdos virtuais em um cenário real. Essa inserção é feita por meio de câmeras, com o auxílio de sensores de movimento. Ela permite a sobreposição de elementos, fazendo com que os objetos espelhados tornem-se, digitalmente, parte do ambiente que a pessoa está vendo. 

03- Veículos Autônomos

Os Veículos Autônomos consistem em meios de transporte que não necessitam de um condutor humano. Eles são capazes de transportar pessoas e mercadorias sem um motorista. Esses veículos funcionam por meio de um sistema computacional e de recursos tecnológicos. 

04- Blockchain

Como será a tecnologia daqui a 50 anos?

O Blockchain é a tecnologia do futuro que possibilita o armazenamento e o compartilhamento de informações de maneira descentralizada e, principalmente, segura. A partir dela, é possível realizar transações e criar registros de dados com transparência e segurança. 

05-Computação em Nuvem

A Computação em Nuvem está entre as tecnologias do futuro mais conhecidas. Ela consiste no armazenamento (inclusive, de uma grande quantidade) de dados em nuvem, permitindo, a partir de um simples clique, o acesso de qualquer lugar e em vários dispositivos. 

Conheça as vantagens das tecnologias do futuro

As tecnologias do futuro promovem grandes mudanças positivas para a sociedade, e é justamente por isso que são desenvolvidas a todo momento. Confira as principais vantagens desses avanços tecnológicos: 

  • Otimização de processos 
  • Aumento da produtividade
  • Aumento das possibilidades de entretenimento 
  • Simplificação de processos cotidianos
  • Rompimento da barreira da distância
  • Geração de novos modelos e cargos de trabalho 
  • Impulsiona a expectativa de vida (quando aplicadas à medicina e à saúde em geral)

You may also like

Leave a Comment

logomi

Somos o melhor e mais completo site de notícias em ciências, Inovação e Tecnologia do Brasil. Contamos com a parceria de Centros de Inovação, Universidades e Incubadoras que compartilham com a nossa equipe as últimas novidades do universo tecnológico. Mundo Inovação, informação com credibilidade!

ARTIGOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

2013 – Todos os direitos reservados à Nilcéia Fraissat – Projetado e Desenvolvido por Jean Fraissat