Smart City Expo Curitiba terá como tema a conectividade global, abordando o impacto da expansão das conexões na sociedade pós-pandemia.Grandes nomes nacionais e internacionais já estão confirmados. Inscrições abertas.
A 4ª edição do Smart City Expo Curitiba irá reunir especialistas de diversas áreas para compartilhar ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades.
O evento será realizado nos dias 22, 23 e 24 de março, no Expo Barigui, no Parque Barigui, na capital paranaense e os ingressos já estão à venda. Ao todo o evento contará com 120 palestrantes e moderadores e 70 patrocinadores e expositores. Mais de 45 nacionalidades já estão confirmadas.
O Smart City Expo Curitiba contará com a presença de grandes nomes internacionais do urbanismo, arquitetura e agentes públicos que promoveram transformações em cidades pelo mundo.
Segundo os organizadores do Smart City Expo Curitiba, o evento irá levantar temas extremamentes relevantes relacionados à inovação em cidades, envolvimento governamental, participação da população em políticas públicas e serviços, economia sustentável, inclusão social, promoção de startups, desenvolvimento de ambientes urbanos sustentáveis, gestão inteligente de recursos e aplicabilidade de soluções tecnológicas e sustentáveis. Incrições abertas!
Leita também: South Summit Brasil: Inscrições e Novidades Para 2023
Smart City Expo Curitiba 2023: objetivos e diferenciais
Organizado desde 2018 pelo iCities e chancelado pela Fira Barcelona, o Smart City Expo Curitiba tem uma programação realmente diferenciada para 2023. Pela primeira vez o evento contará com três dias de programação que reunirá experiências smart. O evento contará também com a inédita Arena Metaverso. Segundo Beto Marcelino, sócio fundador do iCities, a ideia é apresentar e debater as possibilidades do 5G, da conectividade global e da internet das coisas (IOT) aplicadas às cidades. Beto Marcelino afirmou ainda que o Brasil terá pela primeira vez, o Salão de Eletromobilidade que irá oferecer uma experimentação de veículos elétricos, espalhados por todo o Parque Barigüi.
Além disso, essa edição do Smart City Expo Curitiba contará também com o Smart Plaza Vale do Pinhão que irá reunir startups que irão apresentar soluções inovadoras desenvolvidas na capital.
Smart City Expo Curitiba: Palestrantes
Os organizadores do evento ainda não divulgaram quais serão os principais palestrantes do Smart City Expo Curitiba. Porém, a promessa está feita, segundo eles trata-se de uma seleção de especialistas nacionais e internacionais na temática de Smart Cities que farão a diferença no evento. Assim que os nomes forem divulgados traremos aqui para você.
Smart City Expo Curitiba: Principais temas abordados
Conforme dito anteriormente, este ano o congresso contará com três dias de programação, o que resultou na construção de uma agenda altamente relevante sobre o tema. A agenda do dia 24 de março ainda não foi divulgada pelos organizadores do evento. Confira a programação para os dias 22 e 23 de março.
Agenda do Smart City Expo Curitiba para o dia 22/03
- A transformação urbana pode impulsionar sociedades mais democráticas e uma melhor qualidade de vida?;
- O papel das áreas verdes naturais na sustentabilidade urbana;
- Dimensão metropolitana do crescimento urbano;
- Tecnologias emergentes para uma nova geração de serviços públicos;
- Dados urbanos e a busca por transparência e responsabilidade;
- Creating cities of resilience;
- O poder dos dados na integração da mobilidade;
- Quais são os pontos-chave para uma estratégia de transformação digital urbana?;
- Equidade e coesão social nas zonas urbanas: o papel da habitação;
- Descarbonizando a mobilidade urbana;
- Fazendo projetos de cidades inteligentes funcionarem para todos;
- Cidades que queremos viver.
Agenda do Smart City Expo Curitiba para o dia 23/03
- O futuro do transporte público;
- Keynote Session;
- Quais estratégias podemos adotar para destravar o potencial das cidades como pioneiras da sustentabilidade?;
- Quais são os desafios da governança territorial para fortalecer nossas cidades?;
- Tecnologias impulsionando mudanças nos serviços públicos;
- Planejamento urbano e arquitetura no setor público: vetores de transformação urbana;
- Liderando a mudança para sistemas de transporte mais sustentáveis em nossas cidades;
- Distritos de Energia Positiva (PEDs);
- Fazendo a inclusão digital funcionar;
- Tecnologia 5G e o que ainda está por vir;
- novação social digital e inteligência coletiva;
- Fazendo diferente: tecnologias disruptivas ao encontro de políticas públicas;
- Em busca de incentivos para apoiar cidades com o objetivo de liderar a transição climática;
- Governança aberta em sociedades abertas;
- O que as cidades precisam do setor privado para implementar projetos de cidades inteligentes;
- Inspirational Talk;
- Quais ferramentas e ações são necessárias para garantir uma transição sólida e sustentável na mobilidade urbana?;
Conheça o Gramado Summit: Um dos Maiores Eventos de Inovação do Brasil
Smart City Expo Curitiba 2022: os números impressionam
Os números do Smart City Expo Curitiba 2022 realmente impressionam. Ao todo, 10,2 mil pessoas de 30 nacionalidades se reuniram para discutir soluções criativas para o desenvolvimento de uma cidade inteligente. 95 palestrantes de 10 países e representantes de 50 empresas, geraram R$40 milhões em potenciais negócios.
Entenda o que é uma cidade inteligente
Se você foi impactado por esse artigo e ainda não sabe muito bem o que é uma Smart City ou cidade inteligente, irei explicar melhor para você. Trata-se de uma cidade cuidadosamente projetada tendo em vista aspectos relacionados a sua eficiência, conectividade e sustentabilidade.
Através de iniciativas inovadoras, os projetos da cidade buscam desenvolver um ambiente urbano que possa garantir o desenvolvimento humano e a preservação ambiental. A ideia é impulsionar a economia de uma forma sustentável.
As cidades inteligentes vão na contramão de cidades que crescem de forma desordenada e sofrem com poluição, inversão térmica, chuva ácida, deslizamentos de terra, enchentes e ilhas de calor. Muito mais que uma ideologia, as cidades inteligentes são uma necessidade e precisam fazer parte da realidade da população brasileira.
Você viu? Tipos de Inteligência Artificial: Utilização Na Medicina
Fatores de aplicação da tecnologia na vida urbana
Uma cidade inteligente é desenvolvida tendo em vista a elaboração de planejamentos sólidos, além da ação e conscientização política. Pelo menos 10 fatores de aplicação da tecnologia na vida urbana devem ser considerados. Entre eles podemos destacar:
- Tecnologia;
- Administração pública;
- Planejamento urbano;
- Acessibilidade;
- Governança;
- Conexões internacionais;
- Cuidado com o meio ambiente;
- Capital humano;
- Coesão Social;
- Economia.
Cidades mais inteligentes do Brasil
Segundo o Ranking Connected Smart Cities, em 2022 a cidade mais inteligente do Brasil foi Curitiba. Como não poderia deixar de ser, afinal a cidade é pioneira em projetos voltados para a sustentabilidade, tecnologia e empreendedorismo.
Todos os anos o mapeamento analisa dados de mais de 50 países que analisam eixos temáticos relacionados à mobilidade, meio ambiente, empreendedorismo, educação, energia, governança, urbanismo, tecnologia e inovação, saúde, segurança e economia. Os dados de 2023 ainda não foram revelados. Confira a lista das cidades brasileiras mais bem avaliadas em 2022:
- Curitiba (PR);
- Florianópolis (SC);
- São Paulo (SP);
- São Caetano do Sul (SP);
- Campinas (SP);
- Brasília (DF);
- Vitória (ES);
- Niterói (RJ);
- Salvador (BS);
- Rio de Janeiro (RJ).