Home » Dicas Imperdíveis de Como Otimizar Um Site WordPress:  Plugins e Otimizações

Dicas Imperdíveis de Como Otimizar Um Site WordPress:  Plugins e Otimizações

by Nilceia Fraissat
0 comment
Como Otimizar Um-Site WordPress 1170x780

Como otimizar um site WordPress? A resposta a essa pergunta vai de encontro às necessidades de alta performance e crescimento que permeiam qualquer grande negócio.

A vida agitada e a correria do dia a dia nos impulsiona a buscar sempre o melhor e mais rápido acesso na web. Tarefas do cotidiano, como uma pesquisa na internet no horário de almoço, precisam ser rápidas e objetivas. 

E por esse motivo os sites WordPress precisam acompanhar essa dinâmica louca do dia a dia, garantindo ao usuário uma experiência eficaz. Mas como otimizar um site WordPress e qual a importância disso para meu site e para o seu negócio? Essas e mais algumas dúvidas serão sanadas neste artigo. Confira!

Dicas como otimizar um site WordPress

Muitas são as práticas que podem tornar o seu site veloz. Porém, essas práticas devem fazer parte do seu dia a dia, ou seja não somente na criação de site, mas em sua gestão com todo. 

Práticas como utilizar imagens reduzidas, plugins de cache e eliminar temas, conteúdos e plugins desnecessários podem tornar o seu site wordpress altamente otimizado, melhorando assim a experiência do usuário. 

Todas essas práticas fazem parte de uma boa otimização do SEO técnico, melhorando o seu posicionamento nos buscadores, principalmente no Google.  

Saiba porque é importante otimizar o seu site

Um site rápido, dinâmico e otimizado possui vários benefícios, entre eles, podemos destacar a melhora no ranqueamento dos buscadores. Uma melhor visualização nas páginas de pesquisas da internet e acessos contínuos é tudo que um proprietário de site precisa para alavancar seu produto.

E por esse motivo é tão importante tornar seu site WordPress mais otimizado, já que o mesmo oferece diversas ferramentas para que você consiga torná-lo muito mais dinâmico e atrativo a seu público. 

Dicas de como otimizar um site wordpress

Alguns estudos mostram que com o passar dos anos, o tempo médio para manter a atenção de uma pessoa é cerca de apenas 3 á 5 segundos, após esse tempo ocorre uma desestimulação e perda de interesse por parte do indivíduo.

Então, percebemos dessa forma, o quanto o tempo está relacionado a uma boa otimização de um site WordPress. A seguir mostraremos alguns requisitos que mostrará a você como otimizar um site WordPress para ampliar o seu desempenho.

Utilize HTTP/2

Esse novo protocolo deixa os sites WordPress muito mais rápidos e seguros. O HTTP/2 é um protocolo de web que é feito para acelerar as formas como os sites são apresentados. Não se tratando somente de mais um recurso, mas  algo necessário. 

O melhor desempenho do HTTP/2 se dá por diversos motivos como o paralelismo, a multiplexação, a compreensão de HPACK superiores entre outros. Atualmente, diminui-se muito a sobrecarga de TLS na execução de HTTPS devido a utilização do HTTP/2.

Utilize CDN

plugin para otimizar site wordpress

O CDN é uma rede de distribuição de conteúdos. Basicamente essa rede torna mais rápida a entrega de conteúdo da internet no mundo inteiro.

Existem os POP´s ou os pontos de presença, e eles hospedam em cache de seus ativos para que sejam entregues aos usuários, que geograficamente estão distantes do servidor host e o CDN diminui a latência e lentidão do tráfego na rede.

Por exemplo, suponha que um site de receitas culinárias tenha seus servidores no Brasil, uma pessoa que irá acessar seu site também no Brasil terá um tempo de carregamento menor que uma pessoa que acessar do Estados Unidos. Com o CDN,  o tempo de carregamento a qualquer região é bem melhor.

Compactação Brotli

O Google Brotli supera em algumas coisas o Gripz, como na economia de tamanho. Sendo o compressed size do WordPress Britli 4 KBs menor que o WordPress Gripz

Por ser  algo recente, o Brotli, alguns navegadores ainda não o suportam. Mas você pode implementar mecanismos de fallback para que o navegador solicite os recursos do Brotli. Sem dúvidas, um recurso que pode ajudar muito na otimização do seu site WordPress.

Utilize Resource Hints

O WordPress introduziu o suporte a Resource Hints a mais de 5 anos com o WordPress 4.6, se você ainda utiliza versões mais antigas tenho certeza que vai querer se atualizar. 

O Resource Hints otimiza as formas com os recursos são carregados, acelerando, dessa maneira, a entrega de conteúdos. Ele permite que antes mesmo de ser necessário o sistema faça download dos arquivos, dinamizando bem mais todo o processo do usuário.

As respostas dos usuários ficam bem mais instantâneas com a utilização de técnica de otimização do seu site WordPress, já que a uma considerável redução nos números de Round trips  que são necessárias para o carregamento de uma página.

Utilize formatos de Imagem WebP

É inegável que uma imagem pode dizer mais do que mil palavras e por isso é sempre bom que seu site utilize alguns recursos ilustrativos para chamar mais a atenção de seus usuários. Porém, imagens grandes podem tornar o seu seu pesado e mais lento.

Mas será que saber qual formato utilizar na imagem realmente importa tanto? Te respondo que sim!

Pode parecer algo simples, mas diversas vezes algumas imagens e recursos da página poderiam ser usados com a mesma qualidade mas de forma muito mais leves. E as imagens no formato WebP, ou até mesmo nos formatos FLIF e HEIF oferecem uma compactação de uma imagem em alta qualidade em tamanhos de arquivos bem menores. Trazendo um impacto gigantesco ao que se trata a velocidade de seu site.

Saiba como otimizar o site WordPress para celular: 8 Dicas

aumentar velocidade do site wordpress

 A praticidade e facilidade de ter um dispositivo móvel é perceptível. Metade dos usuários da web utilizam seus smartphones para navegar na internet todos os dias e a otimização do seu site WordPress para celular é essencial, bem como para os desktops. 

Sendo assim os usuários que fazem a utilização do seu site WordPress através do celular também devem ser devidamente considerados e algumas adaptações talvez sejam necessárias para atender melhor esse público. 

A otimização do tamanho da tela e espaçamentos são pontos importantes a serem destacados. Devido os dispositivos mobiles terem tamanhos menores é imprescindível que você garanta que seus textos e conteúdos estejam legíveis e não deixem a desejar na velocidade ao acesso.

É importante também testar o nível de responsividade do seu site WordPress e uma ótima ferramenta para isso é o Google Mobile Friendly, garantido assim uma melhor experiência aos seus usuários. Confira a seguir 8 importantes dicas de otimização Mobile:

Fique atento ao conteúdo

É preciso se preocupar em como otimizar o site wordpress para celular tendo em vista também o conteúdo desenvolvido.

Quando pensamos em otimização, damos muita atenção aos aspectos técnicos e esquecemos o conteúdo. Este é um grave erro, pois você não conseguirá bons posicionamentos se tiver conteúdos duplicados, de má qualidade e sem a definição de uma palavra-chave. 

A quantidade de palavras por página também deve ser pensada, pois o foco é fornecer o máximo de informação aos usuários. Páginas com baixa quantidade de conteúdo não são consideradas pelos buscadores. 

Quando se trata de dispositivos móveis, o texto deve ser totalmente adaptado para não sobrepor imagens e deve estar no tamanho correto para leitura.

Atenção e cuidados quanto ao design

Não tem como otimizar o site wordpress para celular sem ficar atendo ao design desenvolvido.

O WordPress permite a criação de um design amplo, visando dar ao criador o melhor meio de expressar suas formas e características na imagem das páginas.Um site verdadeiramente otimizado leva todos os  pequenos detalhes em consideração.

Por isso, é válido que se tenha cuidado e atenção quanto ao design do seu site para o celular. Isso influencia porque um campo muito bombardeado de informações visuais pode ser um fato não atraente para quem ver das pequenas telas. Então é preciso que cada pilar do desenvolvimento do designer seja compatível com as demandas, se atentando a cores, escritas e fontes palavras e imagens que vão o constituir.

Acelere a velocidade de carregamento

como otimizar site wordpress para celular

Fique muito atento às dicas de como otimizar o site wordpress para celular no que tange a velocidade de carregamento. 

Isso porque algo que causa o desinteresse e até mesmo irritação no usuário é uma página com carregamento lento no celular. As pessoas não têm tempo a perder e segundo  pesquisas, o usuário tende a abandonar uma página se ela demorar a carregar mais que 3 segundos.

Uma das formas de acelerar a velocidade de carregamento é a utilização de plugins e temas que sejam mais leves e menos estruturados. Entenda que um site com uma estrutura muito complexa não dá a você uma garantia de qualidade. Hoje em dia simplicidade e velocidade é tudo.como otimizar o site wordpress para celular

Evite o uso de flash

Definitivamente não tem como otimizar o site wordpress para celular utilizando recursos de flash em seu designer.

O uso do flash no seu WordPress muitas vezes não pode ser interessante, principalmente quando consideramos o funcionamento do site para o dispositivo móvel. Isso porque o quando o flash está ativado traz consigo alguns atrasos nos processo de carregamento de arquivo simultâneos, sem contar que pode travar para fazer alguma atualização ou upload.

E para evitar o uso do flash é bem simples, basta desativá-lo na própria plataforma, sendo que isso pode ser feito tanto na criação como também em qualquer momento de que for fazer uma reprogramação do sistema. É possível fazer isso tanto pelo seu tema, como uma forma de armazenamento da atividade do flash ou também com um plugin para a desativação , como o Plugin Adminimize. 

Não utilize pop-ups da versão mobile

A utilização dos pop-ups com certeza é algo que deve ser totalmente evitado no seu site wordpress para celular. Para um site de sucesso, o seus acessos, número de ranqueamentos, pesquisas e interação dos usuários é o que faz a diferença e com certeza um usuário irritado não promove esse retorno.

E de acordo com algumas pesquisas, a maioria das pessoas detestam ter que lidar com as interferências do pop-ups, com propagandas e anúncios, principalmente nos dispositivos móveis, já que suas telas são geralmente menores e assim ficam ainda mais poluídas de conteúdos. Então não use essa ferramenta, pois ela poderá te prejudicar. Acredite, em entrevista, o criador dos pop-ups se desculpa por ter criado esse sistema.  

Faça adaptação de recursos e elementos

Não é porque um site está perfeito em computadores que ele vai está necessariamente ótimo também para os dispositivos móveis. É claramente perceptível que smartphones e  tablets possuem uma infraestrutura diferente dos outros meios.

E por esse motivo, não deixe de fazer as adaptações corretas para otimizar seu site wordpress para celulares. Os recursos utilizados e os elementos é que vão definir uma boa dinâmica nos acessos. Se tratando de um conjunto, desde de quais imagens colocar até a fonte de escrita escolhida, para que a visualização pelo meio mobile seja promissora. 

Dedique-se ao SEO para mobile

Todos os itens de otimização abordados até o momento são extremamente importantes para o SEO mobile. No entanto, torna-se importante ressaltar alguns pontos quanto a importância da responsividade, da dinâmica de atuação e da experiência de usuário. 

Quando o assunto é UX foque em simplicidade e praticidade. Fique atento aos botões e links para que sejam otimizados ao toque. Crie menus de navegação mais amigáveis.

Utilize geolocalização

Se a questão é saber como otimizar o site wordpress para celular, lembre-se de otimizar também a sua geolocalização. Isso porque além de ter uma previsão de onde seu site é mais acessado, traz grandes vantagens na dinâmica de utilização.

Ele pode ser fixado como uma pergunta de permissão de localização ou até mesmo como um mangá de orientação no rodapé da página, mas a geolocalização é um facilitador para os usuários, principalmente se seu direcionamento de negócio também é voltado para além do digital.

3 melhores plugins para otimizar site wordpress

plugin melhorar velocidade wordpress

Se você quer conhecer todas as técnicas de como otimizar um site WordPress precisa conhecer também os plugins desenvolvidos para facilitar a sua vida e tornar o seu site altamente potente. Separamos os três melhores. Confira!

WP Optimize

Todos nós sabemos que um ambiente sujo e mal limpo não é nada produtivo, não é mesmo? E assim também com seu site WordPress, o WP Optimize é nada mesmo que um “faxineiro” do sistema, ele remove lixo, spams, revisão de postes e outros arquivos desnecessários.

É indicado que se use o WP Optimize a cada duas semanas, pois ele faz toda limpeza do banco de dados, garantindo mais eficiência do site.

Plugin Organizer

Os plugins corretos, sem dúvidas, fazem total diferença na hora da otimização de um site WordPress e separamos alguns exemplos que também são essenciais para organização e velocidade de seu site como o Plugins de Cache,Plugins de LazyLoad e Plugins de SEO.

WP Smush.it

Criado pelo WordPress esse plugin, tem a funcionalidade de trazer uma experiência satisfatória para seus visitantes, basicamente garantindo o melhor designer para suas imagens e otimização para elas sem perder a qualidade e não comprometendo a velocidade do seu site.

You may also like

logomi

Somos o melhor e mais completo site de notícias em ciências, Inovação e Tecnologia do Brasil. Contamos com a parceria de Centros de Inovação, Universidades e Incubadoras que compartilham com a nossa equipe as últimas novidades do universo tecnológico. Mundo Inovação, informação com credibilidade!

ARTIGOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

2013 – Todos os direitos reservados à Nilcéia Fraissat – Projetado e Desenvolvido por Jean Fraissat