Startups operam em ritmo acelerado, onde maximizar a produtividade é crucial para o sucesso. O principal desafio é agilizar tarefas com eficiência. Continue a leitura e descubra como.
Os empreendedores buscam constantemente estratégias para melhorar o fluxo de trabalho para evitar perder prazos e perder tempo precioso. Além disso, os gerentes lutam para rastrear tarefas alocadas diariamente e projetos em andamento. O desafio aumenta quando alguns funcionários trabalham remotamente.
Com o aumento da tecnologia digital, um estudo mostrou que o funcionário médio é produtivo por menos de 3 horas diárias. Um fato que a maioria das startups certamente quer evitar.
Usar um aplicativo de monitoramento de funcionários é a solução completa, seja para rastrear produtividade, otimizar fluxos de trabalho e gerenciar equipes locais ou remotas de forma mais eficaz. Ao incorporar as ferramentas certas, as startups podem reunir insights sobre como os funcionários gastam horas de trabalho, identificar gargalos e otimizar o desempenho sem microgerenciamento.
Desafios enfrentados por startups para manter a produtividade
Quase 60% das empresas estão integrando software de monitoramento de funcionários. Isso se deve aos benefícios significativos do rastreamento de funcionários durante e após a pandemia da COVID-19. O software é projetado para gerenciar, monitorar e analisar as atividades de um funcionário durante o horário de trabalho.
As melhores soluções de monitoramento de funcionários fornecem dados em tempo real sobre o tempo gasto em tarefas e eficiência dos funcionários. Isso permite que startups tomem decisões informadas que melhoram a produtividade.
No entanto, o principal propósito de empregar tal tecnologia é abordar os desafios que impedem a produtividade e o progresso. À medida que o modelo WFH/híbrido se tornou mais onipresente, as lacunas na produtividade se tornaram mais aparentes. Vamos analisar esses desafios em detalhes.
Gestão do tempo
Empreendedores e gerentes de equipe precisam desempenhar várias funções para liderar a empresa. Eles devem supervisionar e gerenciar tudo, do marketing às finanças, aos produtos ou serviços da startup. Fazer malabarismos com várias funções é exaustivo, dificultando a priorização de tarefas e o gerenciamento eficiente do tempo. Isso leva a prazos perdidos e produtividade reduzida.
Restrições de recursos
Um dos desafios mais proeminentes são os recursos humanos e financeiros limitados. Não ter investimento inicial suficiente dificulta a escalabilidade das startups. Eventualmente, para atender às crescentes demandas, a empresa tem que lutar com qualidade e produtividade.
Falta de planejamento e processos estruturados
No início, a maioria das startups não segue cronogramas convencionais, adota rotinas flexíveis e usa sistemas informais. A flexibilidade é libertadora, mas frequentemente leva à falta de comunicação. Além disso, sem processos estruturados, não há fluxos de trabalho claros, e as tarefas podem fracassar. Isso leva a ineficiências e prejudica a produtividade.
Gestão do trabalho remoto
Muitas startups adotam modelos de trabalho remoto ou híbrido. Isso interrompe a colaboração em tempo real e dificulta o acompanhamento do progresso. Garantir alinhamento e comunicação em equipes distribuídas é um desafio.
Esgotamento do funcionário
Startups geralmente operam em ambientes de alta pressão com longas horas, o que resulta em esgotamento. Funcionários sobrecarregados se tornam menos produtivos e perdem a motivação. Isso afeta tanto a moral quanto a eficiência geral da equipe.
Os 5 principais aplicativos de monitoramento de funcionários para startups para aumentar a produtividade
Os aplicativos modernos de monitoramento de funcionários são equipados com os recursos e tecnologias mais recentes. As ferramentas ajudam no controle de tempo, conclusão de tarefas, monitoramento de atividades e gerenciamento de desempenho.
O aplicativo certo pode agilizar as operações sem sobrecarregar os funcionários, permitindo que as startups otimizem os fluxos de trabalho e cumpram os prazos, gerando uma liderança inovadora.
Aqui estão os cinco principais aplicativos de monitoramento a serem considerados para sua startup
1. Hubstaff
Hubstaff é uma ferramenta popular de controle de tempo e produtividade de funcionários para equipes locais, remotas e híbridas. Suas ferramentas e recursos versáteis atendem a startups e empresas de todos os tamanhos. Eles visam controlar horas de trabalho, monitorar a produtividade e otimizar o gerenciamento de projetos.
Um dos recursos de destaque do Hubstaff é o monitoramento automático de atividades, que rastreia a atividade do teclado e do mouse. Ele registra pressionamentos de tecla, captura capturas de tela e rastreia URLs que um funcionário visita durante o horário de trabalho. As ferramentas oferecem insights sobre o engajamento dos funcionários sem serem intrusivas. Os gerentes podem analisar a produtividade evitando a microgestão.
Para startups, onde o trabalho remoto ou híbrido é comum, o rastreamento por GPS da Hubstaff se torna útil para monitorar equipes móveis, garantindo que os funcionários estejam trabalhando ativamente e não perdendo tempo.
Outro motivo pelo qual o Hubstaff é preferido em vários setores são suas opções de integração generalizadas. O aplicativo oferece suporte a outras ferramentas populares de gerenciamento de projetos, como Asana, Trello e Jira. Isso permite o rastreamento rápido de tarefas e colaboração entre várias equipes. Ficar por dentro dos prazos do projeto e do desempenho individual dos trabalhadores também é mais fácil.
Embora os recursos abrangentes de rastreamento do Hubstaff sejam seu principal ponto forte, alguns usuários levantaram preocupações sobre privacidade e problemas ocasionais de sincronização de dados. No geral, o Hubstaff é uma solução profunda para startups monitorarem a produtividade dos funcionários e melhorarem a eficiência.
2. Time Doctor
Time Doctor é um aplicativo avançado para monitoramento de funcionários. Muitas empresas estabelecidas e startups o usam para rastrear a produtividade diária dos funcionários. Ele é usado basicamente para rastreamento de tempo, mas combina efetivamente funcionalidades de outras ferramentas essenciais para aumentar a produtividade.
O aplicativo registra com precisão o tempo gasto por um funcionário em várias tarefas e projetos. Ele fornece informações detalhadas sobre padrões de trabalho e opções de gerenciamento de projetos para manter os funcionários eficientes. O aplicativo também captura capturas de tela e monitora sites e aplicativos visitados durante o horário de trabalho.
Um recurso importante do Time Doctor são os alertas de distração, que notificam os funcionários quando eles gastam muito tempo em atividades não relacionadas ao trabalho. Isso mantém as equipes focadas e reduz o tempo desperdiçado em distrações. Além disso, o aplicativo gera relatórios detalhados sobre uso de tempo, produtividade e progresso do projeto. Os gerentes podem usar esses dados para tomar decisões baseadas em dados para otimizar os fluxos de trabalho.
O Time Doctor integra-se com softwares como Asana, Trello e Slack para tarefas fáceis e conclusão de projetos. No entanto, alguns funcionários podem achar as capturas de tela constantes e o monitoramento de atividades um pouco invasivas. O aplicativo também carece de ferramentas de comunicação e agendamento avançado que algumas startups podem exigir ao expandir seus negócios.
No geral, os quadros de horários automatizados do Time Doctor são cruciais para startups na determinação do desempenho diário de cada funcionário.
3. XNSPY
XNSPY é um aplicativo de monitoramento de funcionários projetado para startups que precisam rastrear as atividades dos funcionários em smartphones e tablets. O aplicativo é compatível com vários dispositivos Android e iOS. Ele roda em modo furtivo, reúne todos os dados e os carrega em servidores remotos. Você pode visualizar todas as atividades telefônicas e online dos funcionários remotamente por meio de um painel seguro.
O monitoramento em tempo real do aplicativo permite que os gerentes rastreiem o uso do dispositivo dos funcionários, fornecendo insights sobre como as tarefas relacionadas ao trabalho estão sendo gerenciadas. O aplicativo também permite que as empresas monitorem chats de mídia social, navegação na internet, atividades, chamadas, e-mails e mensagens.
O XNSPY rastreia interações completas em 13 aplicativos de mensagens instantâneas (MI), como WhatsApp, Facebook, Instagram, Snapchat, etc. Isso pode ajudar as empresas a garantir que os funcionários usem seu tempo de forma eficaz e evitem navegar pelas redes sociais durante o horário de trabalho.
Se sua empresa usa telefones em qualquer capacidade, o XNSPY fornece registros detalhados de chamadas e internet. O monitoramento de chamadas permite que você visualize todos os dados de chamadas, nome e número de contato, e o carimbo de data e hora relevantes. Os registros de internet mostram uma lista e frequência de todos os sites visitados. O aplicativo pode até rastrear a atividade de navegação no modo anônimo e exibir os sites favoritos.
Com um forte recurso de monitoramento de e-mail, o XNSPY ajuda a prevenir ameaças internas. O aplicativo tem um processo de instalação incomum, mas, no geral, ele fornece uma sólida experiência de monitoramento de funcionários para dispositivos móveis.
4. Toggl Track
Toggl Track é um aplicativo intuitivo que ajuda indivíduos, equipes e startups a controlar seu tempo de forma mais eficaz. O aplicativo tem uma ampla base de usuários devido à sua interface simples, mas poderosa. Além do cronômetro, ele oferece planilhas de horas digitais e integração com CRM e ferramentas de gerenciamento de projetos. Como uma plataforma baseada em nuvem, o aplicativo opera inteiramente online, o que ajuda a gerenciar equipes remotas facilmente.
Um dos principais pontos fortes do Toggl Track é sua facilidade de uso. Os usuários podem começar a monitorar o tempo com apenas um clique, e o aplicativo registra todas as atividades em um painel diversificado. Isso o torna atraente principalmente para startups, onde os funcionários geralmente fazem malabarismos com várias funções e precisam cumprir prazos.
O Toggl Track oferece relatórios detalhados, fornecendo insights sobre o tempo gasto em diferentes tarefas ou projetos. Esses relatórios ajudam os gerentes a lidar com gargalos de produtividade, melhorar os fluxos de trabalho e tomar melhores decisões de alocação de recursos. Além disso, o aplicativo oferece suporte a aplicativos como Trello, Asana e Slack. O painel do projeto fornece uma visão geral de todos os projetos com cronogramas de projeto, membros da equipe atribuídos, horas faturáveis e status do orçamento.
O Toggl Track não tem recursos mais avançados, como integrações de folha de pagamento e rastreamento de localização. No entanto, é uma solução eficaz e amigável para startups focadas em gerenciamento de tempo e simplicidade.
5. Teramind
Teramind é um aplicativo de monitoramento de funcionários que oferece uma ampla gama de recursos e ferramentas. O foco do aplicativo é aumentar o desempenho da equipe, limitar atividades improdutivas, identificar problemas de fluxo de trabalho e proteger dados. Ele opera tirando capturas de tela e capturando pressionamentos de tecla.
O aspecto principal do Teramind são seus recursos avançados de monitoramento de conformidade, que incluem gravação de tela. Isso ajuda a empresa a garantir que os funcionários estejam usando seu tempo de forma eficiente e cumprindo as políticas da empresa e outros requisitos regulatórios. Outro elemento significativo do Teramind é oferecer análises comportamentais. O aplicativo sinaliza atividades incomuns que podem indicar riscos de segurança, ajudando as empresas a proteger dados confidenciais de possíveis violações.
O painel do Teramind é bem intuitivo, com todos os funcionários claramente visíveis. As informações incluem os nomes dos computadores, as tarefas atuais e o tempo produtivo. O aplicativo não é tão focado em controle de tempo quanto outros aplicativos da lista, mas você pode monitorar as horas de trabalho de cada funcionário.
O aplicativo oferece muitas opções de personalização, como a personalização da tela de login, filtragem de dados e configuração de alertas para funcionários que violam regras. O Teramind é focado em segurança, mas alguns usuários acham a grande quantidade de escrutínio de dados um pouco esmagadora. No entanto, o aplicativo oferece um forte equilíbrio entre monitoramento de funcionários e proteção para startups em setores sensíveis a dados.
Conclusão
Nesta era de competição empresarial, os funcionários são vitais para garantir o sucesso de uma startup. No entanto, com potenciais distrações, até mesmo empresas maiores lutam para atingir a produtividade.
A tecnologia de monitoramento de funcionários pode aumentar significativamente a produtividade de startups. Esses aplicativos oferecem insights sobre gerenciamento de tempo, progresso de tarefas e eficiência do fluxo de trabalho.
No entanto, a chave é escolher os aplicativos certos e incorporar as melhores ferramentas. Ao implementá-los de forma transparente, as startups podem otimizar o desempenho, promover a responsabilização e manter um ambiente de trabalho equilibrado e produtivo sem sobrecarregar os funcionários.