Business Intelligence possibilita tratar, coletar e transformar dados complexos e aleatórios, criando relatórios e análises preditivas com maior clareza, rapidez e profundidade, apontando novos caminhos e gerando novas ideias para a operação.
Se você é da área executiva, provavelmente já ouviu falar sobre Business Intelligence. Mas você sabe o que, de fato, esse termo significa e com quais ações e ferramentas ele está envolvido?
Se a resposta for não, ou se deseja descobrir ainda mais sobre esse conceito, esse post esclarecerá a você tudo relacionado a ele!
Entenda o que é Business Intelligence [BI]
Business Intelligence (Inteligência de Negócios ou Inteligência Empresarial, em português) é a coleta, análise e organização de dados brutos relativos a negócios. Essas estratégias são utilizadas com o objetivo de transformar esse tipo de dado em informações que funcionarão como insights acionáveis.
Os insights acionáveis são tudo aquilo que pode ser usado para melhorar e desenvolver seu negócio, site e campanhas comerciais. Assim, os insights são conclusões (tiradas das análises de dados) que podem ser transformadas, de forma direta, em uma ação empresarial.
Geralmente, o Business Intelligence é utilizado para identificar as melhores oportunidades de negócios, detectar métodos ineficazes e cortar custos. Além disso, as informações fornecidas por BI podem mostrar a você o perfil dos seus clientes e as suas respectivas demandas. Isso direciona, ainda mais, suas decisões de negócio e as estratégias a serem escolhidas para impulsionar a sua empresa.
Leita também: Linguagens de Programação Para Crianças: Benéficos e Plataformas
Saiba como funciona o Business Intelligence
Agora que você já entendeu a definição de BI, é importante saber como ele funciona e como utilizá-lo. O Business Intelligence é um artifício que envolve muitos métodos e tecnologias. Ele é, basicamente, a junção de inúmeras ferramentas, aplicativos e ações que são capazes de realizar a coleta , a integração, a análise e a apresentação dos dados comerciais.
Seu procedimento pode ser dividido em três fases principais: a mineração dos dados, o processamento analítico e, por fim, os indagamentos e os relatórios/resultados gerados pelas análises.
A partir disso, a empresa tem à sua disposição, de maneira detalhada, os melhores caminhos a serem seguidos para alcançar seus objetivos empresariais.
Business Intelligence e sua importância na tomada de decisão
Como mostrado acima, o Business Intelligence é muito útil para quem deseja impulsionar uma empresa, independentemente da área de atuação. A sua importância está relacionada, de modo principal, ao auxílio na tomada de decisão.
Além de todas as ferramentas do BI citadas anteriormente que proporcionam essa ajuda, como a mostra do perfil dos clientes, há muito mais. Algo bem interessante que ele oferece é a organização de possíveis tendências futuras no ramo empresarial. Isso faz com que o executivo comece a pensar em ações que dialoguem com tais tendências, para que o negócio tenha bons retornos.
Outro ponto que ressalta a importância do BI é o fato de que ele também pode mostrar o desempenho passado e atual da empresa. Essa informação possibilita a comparação dos resultados e a eficiência das medidas tomadas, tanto no histórico quanto na atualidade. Assim, é possível consertar aquilo que não está dando certo e aprimorar o que foi eficaz.
Você viu? Programação Em Blocos: Uma Tecnologia que Atrai Crianças e Jovens
Business Intelligence: Oportunidades para trabalhar no exterior
No cenário empresarial atual, o Business Intelligence desempenha um papel fundamental na tomada de decisões estratégicas e isso ocorre em todo o mundo. Um profissional qualificado é altamente disputado em países como Estados Unidos, Canadá, China, entre outros.
No entanto, para conquistar uma oportunidade em BI no exterior, torna-se necessário se destacar frente aos recrutadores. Entre as estratégias assertivas estão a participação em feiras de contratação e palestras.
Muitas pessoas deixam para pensar em questões relacionadas à documentação depois do trabalho conquistado, no entanto se você deseja morar e trabalhar fora, assuntos relacionados a passaporte, vistos e permissões necessárias para trabalhar no país desejado precisam ser pensadas com antecedência para que você possa assumir o novo posto de trabalho assim que for contratado.
Exemplos de Business Intelligence: cases de sucesso
Gostou das vantagens do Business Intelligence e quer ver seus resultados na vida real? Isso é fácil, pois não faltam exemplos bem sucedidos quando o assunto é BI. Há diversas empresas famosas mundialmente que fazem uso desse método para alavancar seus negócios.
Uma delas é a grande Amazon. Essa instituição global aplica o Business Intelligence para verificar quais recomendações de produtos devem ser feitas para cada consumidor, atualizar os preços e otimizar sua logística como um todo. Ela também usa o BI para acelerar suas entregas, analisando os melhores trajetos, junções de produtos e horários.
A Adidas é outra empresa gigante que faz uso dessa ferramenta. Ela a utiliza para tornar suas campanhas publicitárias mais personalizadas e adequadas a cada tipo de cliente. Assim, a companhia consegue entender quais são os interesses e as possíveis compras dos seus consumidores, para atraí-los de maneira eficiente.
Um último exemplo é a Coca Cola. Essa empresa utiliza o BI para otimizar a criação de relatórios. Como é uma transnacional, seus dados vêm de todas as partes do mundo, e o Business Intelligence faz com que a análise deles se torne mais prática.
Profissional de Business Intelligence: mercado de trabalho
Por ser uma área tecnológica, o Business Intelligence tem ganhado, cada vez mais, espaço no mercado de trabalho. Um diferencial dessa profissão é que vários cursos de formação superior são aceitos, tendo o Sistema de Informação como o principal.
Saiba quanto ganha um profissional de Business Intelligence
Como o BI é um setor muito diverso e com profissionais de variadas formações, o salário também tende a oscilar. Inúmeros fatores contribuem para essa variação, como o cargo e a empresa em que se pretende trabalhar.
Segundo o site Vagas, no Brasil a média salarial é de R$4.389. Porém, esse valor pode chegar a níveis maiores, a depender dos pontos mencionados acima e das suas escolhas em geral. No exterior, é possível que essa faixa de salário aumente. Nos Estados Unidos, por exemplo, a média é próxima de 7.300 dólares.
Fique por dentro: MultiVersus: O que é, Como Funciona e Dicas Para Baixar e Jogar
Tendências de business intelligence para 2024
Como você já deve ter percebido, business intelligence é um diferencial para um negócio se manter viável e lucrativo no mercado, implementar essa ferramenta é a solução que você procura para se destacar no mercado: a seguir listamos algumas dicas para facilitar:
Mineração de dados
Mineração de dados é o processo de extrair de um grande conjuntos dados complexos, informações valiosas e claras com tendências e padrões consistentes, normalmente, esses padrões não podem ser descobertos com a exploração de dados tradicionais pelo fato de as relações serem muito complicadas ou por haver muitos dados.
Geração de relatórios
É o resultado gerado pela mineração de dados, as informações extraídas são usadas para gerar relatórios compartilhados entre as equipes para servir de apoio na tomada de decisões.
Métricas de desempenho
Basicamente, as métricas são informações brutas ou específicas que servem de subsídios para a constituição dos indicadores de desempenho. Todo esse envoltório pode influenciar diretamente na competitividade da companhia, aumentando-a consideravelmente. São compostas por vários tipos, porém entre o mais importante temos, a lucratividade, prospecção, taxa de vendas, produtividade e satisfação do cliente.
Visualização de dados
A cada dia, sua empresa produz informações sobre a receita de vendas, a performance de marketing, interações com clientes, nível de estoque, as métricas de produção e níveis de produção, custos com pessoal, entre outros indicadores. Porém, com tantos dados para examinar, pode ser difícil entender o que eles transmitem. Afinal, números soltos podem ser bastante desinteressantes, até confusos.
A visualização de dados permite que você transforme todos os dados relevantes em informações comerciais de fácil compreensão, visualmente atraentes e úteis. Acessando fontes de dados externas, as ferramentas de visualização de dados atuais não só permitem que você veja seus indicadores com mais clareza, mas também unificam os dados e aplicam análises baseadas em inteligência artificial para revelar as quais as áreas sensíveis da empresa.
As informações extraídas e compiladas são tratadas comparando dados de desempenho atuais e históricos possibilitando uma visão clara de desempenho da empresa, geralmente com o uso de painéis personalizados.
Ferramentas de Business Intelligence
É possível que você ainda tenha dúvidas sobre o BI e seus métodos. Para deixar ainda mais claro como funciona o mundo do Business Intelligence, aqui estão algumas ferramentas que auxiliam nesse processo.
Power BI
O Power BI é um agrupamento de aplicativos e softwares que, juntos, integram suas fontes de dados e fornecem informações precisas e coerentes. Ele pertence à Microsoft e é muito conhecido no setor.
Metabase
O Metabase permite que uma empresa faça a base do BI: coleta e análise de dados. Ele também gera insights, permite a elaboração de relatórios e o compartilhamento dessas informações com a sua equipe empresarial.
Tableau
O Tableau é uma das melhores ferramentas para compartilhar as análises feitas pelos funcionários da sua empresa. Ele possibilita que esse compartilhamento seja realizado facilmente e com segurança. Você conseguirá relatórios bons, integrados e práticos ao utilizá-lo.
Leia também: Dicas Imperdíveis de Como Otimizar Um Site WordPress: Plugins e Otimizações
Google Data Studio
O Google Data Studio é usado para a criação de painéis de controle (dashboards) interativos e relatórios precisos. Ele é disponibilizado aos clientes pela Google e promove uma análise de dados personalizada, já que possibilita a utilização de diversas fontes e plataformas.